A primeira transmissão tendo o conjunto voz e música por ondas de rádio ocorreu em dezembro de 1906, em Massachusetts, nos Estados Unidos. Foi, contudo, o canadense Reinald Fessenden quem reproduziu por uma hora conversas e música para radioamadores.
dia 7 de setembro de 1922
Rio de Janeiro - Há 90 anos, o dia 7 de setembro de 1922 marcou a primeira transmissão de rádio no país que ocorreu simultaneamente à exposição internacional em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, inaugurada pelo presidente Epitácio Pessoa.
A Radiodifusão no Brasil surgiu em 7 de setembro de 1922, sendo a primeira transmissão um discurso do então Presidente Epitácio Pessoa, porém a instalação do rádio de fato ocorreu apenas em 20 de abril de 1923 com a criação da "Rádio Sociedade do Rio de Janeiro".
Na década de 1920, as primeiras transmissões eram realizadas em caráter de teste pelo escocês John Logie Baird, que utilizou-se de um sistema mecânico baseado no “Disco de Nipkow”. Na mesma década, nos Estados Unidos, dois cientistas desenvolviam ideias voltadas à transmissão de imagens a distância.
Em 26 de janeiro de 1926, John deu a primeira demonstração de uma verdadeira televisão diante de 50 cientistas. Em 1927, demonstrou pela primeira vez a televisão a 438 milhas (700 quilômetros) de distância através da linha telefônica entre Glasgow e Londres, e formou a Baird Television Development Company (BTDC).
O principal meio de comunicação criado no século XX foi a televisão. ... A criação da televisão remete às pesquisas realizadas por John L. Baird, que em 1920 uniu componentes eletrônicos que haviam acabado de ser produzidos em várias partes do mundo e montou o primeiro protótipo de televisão.
No século 19, muitos cientistas começaram a fazer experiências que levaram ao desenvolvimento da televisão. O engenheiro escocês John Baird transmitiu a primeira imagem pela televisão do sótão de sua casa, em 1925. ... Um ano depois demonstrou a inovação para cientistas em Londres, na Inglaterra.
Este dispositivo foi o precursor das câmeras televisivas. O primeiro sistema semimecânico de televisor analógico foi demonstrado por John Logie Baird, em 26 de Janeiro de 1926, em Londres, e dois anos depois, em fevereiro de 1928, imagens em movimento foram transmitidas por Baird de Londres para Nova Iorque.
de 1950
Logo na estréia a TV Brasileira teve de mostrar seu poder de improviso. Eram apenas duas câmeras e horas antes do começo da transmissão uma pifou. ... Logo, com ajuda dos profissionais do rádio, jornal e do teatro, as transmissões aconteceiam das 18 às 23h e foi colocado no ar o primeiro telejornal: "Imagens do Dia".
Em novembro de 1990, a Rede Record começou a transmitir sua programação e se transformou em rede nacional via satélite para todo o Brasil, pelo canal exclusivo da Embratel. TV Metrópole passa se chamar TV Diário do Povo, nova afiliada do SBT em Campinas e região.
Nos anos 1990, a TV brasileira era outra. Na briga pela audiência, valia qualquer coisa: mostrar mortes ao vivo, ridicularizar pessoas com doenças, colocar crianças para trabalhara e fazer charme. Depois do fim da ditadura nos anos 80 e da expansão rápida da televisão aberta, o horário nobre virou vale-tudo.
A TV CRT era grande e pesada e oferecia uma imagem sem muita definição. No início dos anos 90, a tecnologia LCD (Liquid Crystal Display – Display de Cristal Líquido) foi desenvolvida. As TVs LCD proporcionavam melhores imagens e eram mais leves que as TVs CRT.