Na utilização da mangueira de nível, quando tiver que mudar de lugar, a água vai tender a sair. Para resolver esse problema, é só fechar uma das pontas do tubo com o dedo. Não entrando ar, a água não escorre. Isto também funciona se quiser parar o movimento da água dentro do tubo.
Para ver se o piso está alinhado Observe atentamente se as linhas entre os pisos estão paralelas e retas. E se o espaçamento entre elas (rejunte) está correto, para deixar certinho o assentador use espaçadores para separar as peças enquanto está assentando o piso.
4.
Como cada saco tem 30 kg, basta dividir o consumo total pelo peso do saco para saber quantas unidades serão necessárias. Assim: 2.
O cálculo leva em conta a área da sub-base e a espessura do contrapiso pronto. O consumo médio fica entre 17 kg e 20 kg de argamassa a cada metro quadrado de área, a 1 cm de espessura. Em um ambiente de 12 m2, um contrapiso de espessura 2 cm consumirá: 17 kg x 12 m2 x 2 cm = 408 kg.
Como fazer Argamassa Para tanto utilize a seguinte fórmula: 1 porção de cimento, 2 porções de cal e 7 porções de areia fina, para assentar tijolos e também porcelanato. Para assentar blocos de concreto adicione 1 porção de cimento e 1 porção de areia a mais.
Para misturar argamassa, você usará uma proporção três partes de areia para alvenaria (ou areia comum, contanto que esteja muito limpa) para uma de cimento. Adicione água e misture até obter uma consistência parecida com pudim. Se muito seca, a argamassa não "colará" os tijolos; se muito úmida, cederá com o peso deles.
Ao iniciar as fiadas, estique uma linha entre os primeiros tijolos de cada extremidade. Após garantir que a linha esteja bem esticada, inicie o assentamento dos demais tijolos, sempre respeitando os limites da linha, assim você garantirá um alinhamento perfeito.
O pedreiro vai iniciar assentando as mestras no vértice da parede e, em seguida, puxar a linha para assentar a primeira fiada. Ao assentar os blocos o pedreiro sempre deve conferir: alinhamento, prumo, amarração e o esquadro nos encontros de paredes.
Materiais usados
1:2:9 – Uma lata de cimento, duas de cal e nove de areia (é a medida mais utilizada para se fazer massa de alvenaria com cal); 1:0,5:6 – uma lata de cimento, meia de cal e seis de areia (esse traço de argamassa é mais resistente e mais barato do que o primeiro. Ele vai gerar mais economia para sua obra).