A urina marrom, ou muito escura, geralmente é sinal de desidratação severa, no entanto, também pode indicar problemas no fígado, como hepatite ou cirrose, por exemplo.
Entre os medicamentos, aqueles que podem causar uma urina preta ou marrom são: cloroquina, levodopa, nitrofurantoína, laxantes à base de sena, metronidazol, metildopa e hidroquinona.
- Urina bem clara: pode indicar excesso de água. A ingestão exagerada de líquidos pode sobrecarregar os rins e provocar a perda de sais. - Amarelo claro: essa é a cor ideal. - Amarelo escuro: pode ser considerado normal, mas é um sinal de que é necessário beber mais água.
Segundo os especialistas o xixi saudável deve ser amarelo claro, quase transparente, com o mínimo de espuma e sem cheiro. Além disso, ao urinar, a pessoa não deve sentir qualquer desconforto ou dor. Cores da urina: o que indicam? Transparente: Se a pessoa bebe muita água, talvez até exagere no consumo.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Uma das funções dos rins é controlar o conteúdo de sal no sangue, é por isso que a urina contém “água salgada”. Mas a cor amarela vem basicamente das substâncias que serão eliminadas por nosso organismo.
"Temperatura e cheiro são os principais sinais de adulteração. Não tem como uma amostra ter calor muito diferente de 36 graus, que é a temperatura humana.
O hormônio hCG aumenta é responsável por esse aumento de fluxo tanto para os rins como para toda a pelve. Este aumento é de cerca de 35 a 60% quando comparado a uma mulher não grávida. Com todo esse fluxo maior de sangue os rins costumam produzir cerca de 25% mais de urina logo após a concepção.
Cólicas, alterações no olfato e paladar, aumento dos gases e alterações no muco da vagina podem ocorrer. Muitas vezes, tais sintomas podem ser confundidos com a tensão pré menstrual (TPM), por terem bastantes semelhanças.