As trincheiras de infiltração são projetadas, principalmente, para armazenamento das águas superficiais, posterior percolação da água no solo e recarga das águas subterrâneas, concomitantemente à retenção de partículas poluentes advindas do escoamento superficial.
Os poços de injeção ou de recarga são normalmente os sistemas de recarga artificial em profundidade mais utilizados quando o aqüífero se encontra a uma determinada profundidade. ... Os poços de injeção constituem uma técnica de recarga artificial onde a água é bombeada diretamente nos poços.
Também chamados de Sistema de Biorretenção, os jardins utilizam a atividade biológica de plantas e microorganismos para remover os poluentes das águas pluviais, contribuindo para a infiltração e retenção da água de chuva.
Escolhendo um lugar. Posicione o jardim a pelo menos 3 metros de distância da casa. Se estiver muito próximo, a água pode provocar a erosão dos fundamentos, chegando à inundação do subsolo ou a problemas estruturais. Mantenha o jardim de chuva também longe de calçadas e ruas para evitar a erosão do caminho.
O processo de filtração da água Consiste, basicamente, na perfuração de uma vala no solo, que é coberta por britas. Acima dessas britas é instalada uma manta flexível de PVC, EPDM (Borracha de Etileno Propileno Terpolímero) ou outro material equivalente. Essa manta, por sua vez, é coberta com areia.
A dica é cavar um buraco no solo de aproximadamente 60 cm de profundidade, enchê-lo com água e deixar por cerca de quatro horas. Se a cavidade ainda não estiver seca depois desse tempo, é sinal de que a drenagem é necessária.
Montagem de vasos
Tipo 1: Colocar as plantas diretamente no chão, e para isso é necessário impermeabilizar o local e construir um sistema de drenagem para o escoamento da água. Tipo 2: Colocar as plantas em vasos, cachepôs e suportes, compondo com outros objetos e ornamentos.
Aí você já pode fazer todo o sistema de drenagem do piso envolta da casa. Não deixe de dar o caimento de 1 cm por metro na direção que a água precisa correr. Além dos ralos, você vai colocar uma canaleta na lateral do terreno pra recolher a água, com um caimento de 1% em direção a essa canaleta.
Podemos afirmar que a técnica utilizada para retirar o excesso de água do solo é a de drenagem. A forma mais eficaz de retirar o excesso de água de um solo alagado é através das técnicas de drenagem, o que pode ocorrer por meio de diferença de pressão, por exemplo.
A camada de drenagem é fundamental para garantir que as raízes das plantas não apodreçam. Depois, faça uma base de argila expandida ou brita, itens essenciais para a drenagem, cobrindo todo o fundo do vaso. Adicione uma manta bidim, que permite o escoamento da água e retém os nutrientes necessários.
Você pode utilizar argila expandida, pedaços de brita ou de telhas nessa camada. Depois, posicione a manta. A dica aqui é cortar o material em um diâmetro maior do que o vaso, para garantir que todo o espaço seja coberto. A exemplo do jardim de chão, você também pode utilizar uma camada de areia para auxiliar.
Siga conosco, confira e inspire-se!
A drenagem é a maneira como a água escorre através da terra no vaso. Uma drenagem mal adaptada provocará alguns problemas à planta desse vaso. O substrato muito drenante deixa a água escorrer muito facilmente. A areia, o cascalho e a pozolana, entre outros, são elementos drenantes pois não retêm a água ou quase nada.
As pedras são necessárias no plantio porque facilitam o escoamento de água do vaso, evitando que o solo fique encharcado. Dessa forma, evitamos que as raízes das plantas apodreçam por excesso de água ou sejam atacadas por fungos. É mais comum que as plantas morram devido ao excesso de água que pela falta.
Quando colocado no fundo de um vaso de plantas, o carvão vai agir como essa camada de segurança, que vai absorver a água jogada no vaso durante a rega e evitar que ela fique acumulada no fundo, empapando as raízes. Além disso, o elemento serve para evitar odores ruins, remover impurezas do solo e espantar insetos.
Colocar pedras no fundo do vaso funciona? Sim! As pedras facilitam o escoamento de água do vaso, evitando que a terra fique encharcada, o que eliminará o risco de aparecimento de pragas e fungos que possam provocar o apodrecimento das raízes.
Pode até ser bonito. Mas você sabia que aquelas pequenas pedras brancas, geralmente usadas para decorar vasos com cactos e suculentas, não fazem muito bem para as plantas? Os pedriscos brancos são mármore picado que, quando molhados, liberam um pó que vai matando a planta aos poucos.
Um acessório muito importante para o cultivo de plantas e jardins é a manta de bidim, conhecida por este nome, mas que também pode ser encontrada com o nome de manta de drenagem.