Portanto, para fazer um projeto hidrossanitário tem que ter planejamento. Integrar todos os projetos, os planos coesos e seguir todas as normas, além de materiais de boa qualidade e com certificação, assim teremos uma obra sem problemas.
Baseados ainda no m² podemos dizer que os projetos complementares, em média, seguem a seguinte regra em relação ao preço do Arquitetônico: 60% do valor do projeto arquitetônico pode ser cobrado no projeto estrutural e 50% do valor do Arquitetônico para os demais projetos (elétrico, incêndio, hidrossanitário).
Na atual conjuntura, o preço varia de 6 a 10 reais por metro quadrado (m²), tendo uma variação também de acordo com a região do país na qual o projeto é contratado. Mas há um dimensionamento mínimo para que este preço seja cobrado em relação ao metro quadrado.
Veja a seguir como cobrar por projetos de arquitetura!
O valor médio a ser investido na terraplanagem gira em torno de R$ 6.
Normalmente na venda de um loteamento eles definem o preço por m/2 e como nesses casos os terrenos nem sempre são do mesmo tamanho, então basta multiplicar o valor do m/2 pela metragem total de cada terreno para chegar ao valor de cada um. É um cálculo simples e quanto maior o terreno, maior o valor.
R$ 3.
Desmembramento
Desdobrar ou dividir um terreno em duas ou em até mais partes é possível se a metragem estabelecida pela prefeitura, por meio da lei municipal, permite fazer o desmembramento. E essa lei pode variar de cidade para cidade e determinando uma metragem específica.