Em geral, uma vez tratada a doença responsável pelo atraso do desenvolvimento da criança, a puberdade continua a evoluir. Tumores, traumas no sistema nervoso central, hipotireoidismo e diabetes mal controlada, por exemplo, podem levar a um atraso puberal.
Puberdade atrasada refere-se à ausência de maturação sexual no tempo esperado. O diagnóstico é medido por hormônios gonadais (testosterona e estradiol), hormônio luteinizante e hormônio folículo estimulante. O tratamento, quando necessário, geralmente envolve reposição hormonal específica.
Normalmente ela ocorre entre os 8 e 13 anos na menina e entre os 9 e 14 anos no menino. Dessa forma, por definição, entende-se como puberdade atrasada a manifestação da puberdade (aparecimento de mamas/aumento do volume testicular) após as idades máximas descritas.
A puberdade atrasada ocorre quando não há sinais de puberdade aos 14 anos de idade no menino. Quando a puberdade se atrasa, as mudanças no corpo podem não evoluir normalmente. Esse fato gera angústia nos pais e no adolescente, afetando o bem-estar psicossocial dessas famílias.
As meninas costumam iniciar a puberdade entre os 8 e 13 anos de idade. Ao final desse período, por volta dos 18 anos, a maturação sexual está completa. É nesse momento que podemos observar, além do desenvolvimento físico, o amadurecimento mental e social dos indivíduos.
Forma de aumentar o nível de HGH #2 – Praticar Jejum Intermitente. Forma de aumentar o nível de HGH #3 – Consumir Suplementos de Arginina. Forma de aumentar o nível de HGH #4 – Reduzir A Ingestão de Carboidratos Refinados. Forma de aumentar o nível de HGH #5 – Não Comer Muito Antes de Dormir.
Superalimentos para crianças: Os heróis da alimentação que ajudam a crescer!
O tratamento com hormônio do crescimento, também conhecido como GH ou somatotropina, é indicado para meninos e meninas que têm deficiência deste hormônio, o que causa atraso no crescimento.
O alongamento ósseo cosmético, cujo objetivo é apenas aumentar a estatura, é um procedimento complexo, controverso e de longa recuperação. Embora produza resultados surpreendentes em termos de ganho de estatura não é isento de complicações. Alongamento ósseo com finalidade estética é um tema controverso.