Relação de concordância é aquela em que as palavras modificam sua forma (masculino, feminino, singular e plural) de acordo com as outras palavras a que se referem. ... Eu não posso dizer: "Os garotos ESTÁ jogando futebol.", pois se OS GAROTOS está no plural, obrigatoriamente o verbo vai para o plural(concordância verbal).
A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. Ex.: O artista excursionará por várias cidades do interior.
Erros de regência verbal Deixar de usar preposição exigida pelo verbo: O livro que você se referiu é ótimo! (O livro a que você se referiu…) Procuro obedecer os mandamentos divinos.
Há erro de regência verbal em: e) Lembro-me que tais eram as suas palavras. Quando os verbos "lembrar" e "esquecer" forem pronominais, ou seja, estiverem acompanhados de pronomes oblíquos, são verbos transitivos indiretos. Isso quer dizer que o complemento desses verbos devem ser introduzidos por preposição.
substantivo feminino Ação ou efeito de reger. [Política] Governo provisório de um país quando o seu soberano se encontra impedido de exercer sua função.
Chamamos de termo regido a palavra que depende de outra para obter sentido completo e de termo regente a palavra a que se subordina o termo regido.
A regência de um verbo é determinada pela relação do mesmo com seu complemento. Logo, o verbo é o termo regente e o complemento é o termo regido. Observe: Exemplos: Joana assistiu um paciente no hospital onde trabalha.
Os verbos são os termos regentes, enquanto os objetos (direto e indireto) e adjuntos adverbiais são os termos regidos.