O ciclo da água envolve a evaporação da água de rios, lagos e mares, bem como os processos metabólicos dos seres vivos. ... Essa mudança de estado ocorre graças ao calor do sol que incide sobre a água. O vapor formado vai para a atmosfera e, ao atingir camadas mais superiores, condensa-se.
Resposta. Resposta:os seres vivos liberam água por meio da transpiração, respiração, e também nas fezes, urina e em processos de decomposição; e a consomem, seja por intermédio de raízes, pela absorção cutânea, ou ingestão.
Pode-se afirmar que os seres vivos participam do ciclo da água, de diversas formas, seja nos processos de transpiração, respiração,e até mesmo pela defecação.
O desmatamento reduz o teor de água no solo e de águas subterrâneas, bem como a umidade atmosférica. O desmatamento reduz a coesão do solo, de modo que a erosão, inundações e deslizamentos de terra ocorram mais frequentimente.
A grande umidade evaporada pelas árvores gera “rios voadores” na atmosfera, que carregam vapor e geram correntes aéreas (ventos) que irrigam regiões distantes. O fluxo de água é conduzido por territórios a leste dos Andes e para áreas continente adentro, no sentido oeste e sudeste.
Resposta. Resposta: sim , uma vez que com o desmatamento o solo e os rios ficarão expostos ao calor do sol fazendo com que sequem as nascentes dos rios e extinguindo aos poucos a água doce.
Devido às mudanças climáticas vem sendo obser- vadas atualmente perturbações no ciclo do carbono com repercussões no teor de CO2 da atmosfera, assim como alterações que ocorrem no rnicroclirna das florestas, por ocasião do desmatamento, podem interferir na fixação, lixiviaçâo e volatilização do nitrogênio.
O desmatamento e queimadas alteram o equilíbrio desse ciclo hidrológico, reduzem a evapotranspiração da floresta, diminuindo as chuvas sobre a própria Amazônia e aumentando o risco de tempestades extremas no sul e sudeste do país.
O desmatamento na Amazônia afeta o ciclo da água e os padrões de chuva regional, com consequências para toda a floresta: 1) com o número menor de árvores, a quantidade de água devolvida à atmosfera através da transpiração é menor; 2) a redução da rugosidade da superfície florestal (o dossel das árvores) gera menos ...
Vamos ver como é o ciclo da água amazônica. Quando chove nessa região, parte da chuva cai diretamente no solo e parte atinge as árvores da floresta. A parte que atinge o solo é evaporada pelo calor do solo ou da matéria orgânica depositada nele. ... Com a evaporação a água volta para a atmosfera e fecha o ciclo.
A extensão do desmatamento determina o impacto no regime de chuvas. ... “O efeito superficial do desmatamento continua, mas a vazão dos rios não aumenta como antes e, a partir de um momento, começa a cair.”
As principais consequências do desmatamento da Amazônia, além das já citadas anteriormente, são: Espécies da fauna da região perdem seu habitat à medida que as áreas são devastadas. ... O desmatamento favorece o empobrecimento do solo, os processos erosivos e também o assoreamento dos rios.