cooper |cúpèr| [Brasil] [ Desporto ] Prática para a manutenção da forma física que consiste em corrida a pé de baixa velocidade.
O chamado teste Cooper consiste em uma corrida de 12 minutos, em que se mede o consumo máximo de oxigênio pelo corpo (VO2max) para estabelecer parâmetros de condicionamento.
O sobrenome Cooper é um nome profissional inglês para quem fabricava e vendia tonéis, baldes e banheiras. O nome deriva do inglês médio couper , cowper , adaptado do holandês médio kuper , um derivado de kup , que significa "banheira" ou "recipiente".
O VO2 máximo também chamado de consumo máximo de oxigênio representa a capacidade aeróbica máxima de um indivíduo. Na tradução, o VO2 seria a maior capacidade de oxigênio que uma pessoa consegue utilizar do ar inspirado enquanto faz um exercício físico aeróbico.
Nesse contexto, a atividade física pode contribuir com um efeito duplo, por meio de mudanças fisiológicas agudas e crônicas: na primeira condição encontra-se o gasto energético do exercício e recupera- ção (EPOC – consumo excessivo de oxigênio após o exercício), e na segunda encontra-se a taxa metabólica de repouso ( ...
Como um corredor, é definitivamente uma boa ideia incorporar sessões de treino de alta intensidade à sua rotina. Incluir um treino de força, por exemplo, não só permitirá que o efeito EPOC ocorra, como também poderá ajudar a aumentar sua resistência, força e velocidade na corrida.
O consumo extra de oxigênio pós-exercício (EPOC) representa um gasto energético adicional àquele que ocorre durante o exercício, por isso, tem sido medido durante várias horas após a prática de diferentes exercícios.
Tudo por causa do efeito Epoc, sigla em inglês para consumo excessivo de oxigênio após o exercício. Funciona assim: toda vez que você faz atividade física, gera um estresse no organismo, que precisa acionar uma série de mecanismos para se reestabelecer. Só que essa atividade não cessa assim que o treino acaba.
Intensidade é fundamental A melhor maneira de se beneficiar do efeito pós-queima depois de correr é fazendo treino HIIT. Além disso, tempo runs (treino ritmado), fartleks (alternar ritmos variados de corrida) e treinos intervalados são excelentes para gerar o efeito pós-queima.
Fazer mudanças na alimentação, focar nos exercícios certos e até deixar sua rotina mais zen vão ajudar a incinerar pneuzinhos