Quando Gorbachev renunciou, em 25 de dezembro de 1991, a URSS foi dissolvida e isso marcou o fim da Guerra Fria.
Consequências da Guerra Fria derrota do socialismo; ascensão do capitalismo em todo o mundo; grande desenvolvimento e avanço tecnológicos; modificação do mapa-múndi, com o surgimento de novas nações.
se emprega o termo guerra fria porque não houve um conflito armado direto, mas as nações investiram pesado na industria bélica para intimidar seus opositores.
A guerra fria pode ser definida como um conflito ideológico, uma vez que trata - se de um conflito armamentista aeroespacial. Dessa forma, foi um conflito marcado entre o capitalismo e o comunismo, com isso, foi um conflito ideológico onde não se foi disparado nenhum tiro.
Muitos analistas acreditam que a vitória do capitalismo não pode ser entendida como uma derrota definitiva do socialismo. Para esses analistas, o que acabou foi o tipo de socialismo implantado na União Soviética e no leste europeu, que seria, na verdade, um "capitalismo de Estado", uma distorção dos ideais socialistas.
a guerra fria nunca gerou um conflito armado direito entre estado unido (EUA) e união soviética (URSS) mais o conflito de interesses armado ao redo do mundo e em uma disputa que ocorreu em diversos níveis como a economia,a diplomacia,a tecnologia.
Apenas dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria eclodiu, colocando dois sistemas políticos e econômicos em conflito: o socialismo e o capitalismo. A Guerra Fria durou de 1947 a 1991, durante esse período os dois sistemas competiam pela hegemonia e queriam provar qual era o melhor por seus méritos.
Foram sistemas socioeconômicos rivais na Guerra Fria o capitalismo de modelo estadunidense e o socialismo soviético.
ja que a guerra fria naum teve uma estrategia, mas alguns planos foram usados, tais como :Plano Marshall (1947) para recuperar a economia da Europa capitalista, reforçar os vínculos com os Estados Unidos e impedir o avanço do socialismo. A Otan (1949) para combater a expansão soviética.
A geopolítica se desenvolve durante o período da Guerra Fria. As disputas territoriais e ideológicas entre as duas principais potências (Estados Unidos e União Soviética) contribuíram para gerar diversas estratégias políticas dos Estados para a conquista de novos territórios.