Nas aves não existem alvéolos pulmonares (como nos mamíferos), mas, sim, capilares aéreos que partem dos parabronquíolos. O gás oxigênio passa desses capilares para os capilares sanguíneos, ocorrendo, assim, trocas gasosas. ... O volume de gás nos sacos aéreos é 10 vezes maior do que nos pulmões.
É o seguinte, difusão é a passagem de soluto do meio mais concentrado pro meio menos concentrado. Na própria hematose ocorre difusão. "como assim, joão?" A hematose é quando trocamos o CO2 do nosso sangue por O2, não é? ... O mesmo ocorre com o gá carbônico, só que é no sentido oposto.
Hematose é a transformação do sangue venoso em sangue arterial que ocorre nos pulmões, através de uma troca de gases que ocorre devido à diferença de concentração de oxigênio e gás carbônico por um processo conhecido como difusão.
A hematose acontece quando o oxigênio proveniente da respiração pulmonar chega aos alvéolos pulmonares. Nesse local, o oxigênio difunde-se para o sangue presente nos capilares à sua volta e o gás carbônico presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos (trocas gasosas).
Podemos afirmar que na situação na qual o gás carbônico passa pelos alvéolos, ocorre que o oxigênio fica retido. Como sabemos, neste momento o sangue é filtrado. e todo o oxigênio que inalamos através da inspiração é passado para o sangue através do mecanismo de difusão.
É por difusão que as moléculas de O2 movem-se do gás alveolar para o sangue que percorre os capilares pulmonares. É também por difusão que esse gás move-se do capilar sistêmico até as mitocôndrias nos diversos órgãos sistêmicos. O movimento do CO2 é no sentido oposto, mas também processa-se por difusão.
Olá! Pode-se afirmar que quando o sangue chega ao tecido do corpo, existe uma troca de nutrientes e gases, principalmente em se tratando de gás carbônico e oxigênio. Nesse sentido, o sangue ao chegar nos tecidos, possui uma alta concentração de oxigênio que será usado para a respiração celular.
Ocorre uma troca gasosa devido à reações químicas da hemoglobina presente nas hemácias (glóbulos vermelhos) do sangue. Assim, as hemácias levam o oxigênio para as células e "retiram" o gás carbônico da mesma célula.
O oxigênio e gás carbônico são transportados através do sangue devido às hemácias, mais especificamente a hemoglobina contida nas hemácias, cuja principal função é o transporte de gases pela corrente sanguínea.
O oxigênio se dissolve no plasma, mas como é pouco solúvel, é transportada no sangue ligado a hemoglobina. O sangue que deixa os pulmões possui 95% das hemoglobinas ligadas ao O2. ... Esse sangue difunde-se pelos tecidos onde o O2 se desprende da hemoglobina e passa para os tecidos.
O Plasma é um dos componentes do sangue junto aos glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e as plaquetas. É um líquido amarelado que constitui aproximadamente 55% do sangue.
– Glóbulos brancos (leucócitos): são responsáveis pela defesa do nosso organismo contra agentes infecciosos como vírus ou bactérias e também nos protegem contra substâncias estranhas.
O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo relacionado, entre outras funções, com o transporte de nutrientes e gases respiratórios e a defesa do organismo.
O sangue humano faz parte do sistema circulatório, formado também pelo coração e vasos sanguíneos. Sua principal função é a distribuição dos nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células do corpo humano.