calor; comburente e combustível. Esta união é conhecida como "Triângulo do Fogo".
extintor de incêndio
Extintor de incêndio portátil de água pressurizada (AP) é utilizado no combate a incêndio da classe A (combustíveis sólidos, por exemplo, madeira, papel, tecidos, etc.) em áreas residenciais, comerciais e industriais.
O extintor de água pressurizada atua no combate a incêndios de Classe A. Eles englobam todos os tipos de materiais sólidos, tais como tecidos, estofamento, papel, madeira, etc. Quando aplicada diretamente sobre as chamas, a água as resfria e abafa rapidamente.
Como usar o extintor
Apague o fogo através de sua base, diminuindo o que o mantém aceso. – Mire a mangueira de extintor na base do fogo; – Aperte a alavanca lentamente para descarregar o conteúdo; – No caso do pó químico, movimente o extintor de um lado para o outro cerca de 15 centímetros sobre o fogo, até que ele se extingua.
Nota: Fica a critério e responsabilidade da Empresa de Inspeção Técnica e Manutenção de Extintores de Incêndio a realização da recarga de extintores com carga de Dióxido de Carbono a cada 12 (doze) meses. Entretanto, deve ser respeitado o prazo máximo de 5 (cinco) anos para a recarga.
Extintor de incêndio classe D destinado para combustíveis e metais pirofóricos. Possui agente extintor a base de cloreto de sódio. O incêndio é extinto através do isolamento entre o metal e a atmosfera e o resfriamento.
Os metais ou materiais pirofóricos, são aqueles mais propensos a um início de combustão espontânea, quando fundidos em contato com água. Acontece também se relacionado com bastante umidade — até com o ar — e se a temperatura de ambos estiverem menor que a temperatura ambiente, causam fogo.