A regulação da atividade enzimática pode ser controlada pela própria célula, na codificação de proteínas, como por ela mesma, variando de acordo com alguma molécula que se liga a ela. ... Cada vez que aumenta a quantidade do substrato, ele se liga à enzima e diminui a velocidade da reação.
As enzimas são catalisadores biológicos. Catalisadores abaixama energia de ativação das reações. Quanto menos a energia de ativação de uma reação, maior é a velocidade da reação. Dessa forma, as enzimas aceleram as reações abaixando sua energia de ativação.
As enzimas aumentam a velocidade das reações bioquímicas, na ordem de 1014x, diminuindo a energia de ativação celular. A energia de ativação é a quantidade mínima de energia necessária para que uma reação química aconteça. ... Dessa maneira, a mesma enzima pode catalisar o mesmo tipo de reação várias vezes.
(UFMA) As enzimas, biocatalizadoras de indução de reações químicas, reconhecem seus substratos através da: ... De acordo com o modelo chave-fechadura, considera-se que uma enzima encaixa-se perfeitamente em seu substrato em decorrência da sua forma tridimensional.
As enzimas são substâncias orgânicas, geralmente proteínas, que catalisam reações biológicas pouco espontâneas e muito lentas. ... Alguns fatores influenciam na atividade catalítica das enzimas, tais como: concentração enzimática, concentração do substrato, Potencial Hidrogeniônico (pH) e temperatura.
A temperatura é um fator importante na atividade das enzimas. ... Para cada tipo de enzima existe uma temperatura ótima, na qual a velocidade da reação é máxima, permitindo o maior número possível de colisões moleculares sem desnaturar a enzima.