Os critérios para classificar as cadeias carbônicas são:
A classificação das cadeias carbônicas se dá segundo quatro critérios: o fechamento da cadeia, a disposição dos átomos, os tipos de ligações e a presença de heteroátomos.
Cadeia Carbônica é definida como o conjunto de todos os átomos de carbono, como também de heteroátomos que constituem a molécula de qualquer composto orgânico. ... a) Cadeia Saturada: quando apresenta somente ligações simples entre os átomos de carbono. Essas ligações são denominadas sigma (σ).
Classificação das cadeias carbônicas
Os hidrocarbonetos são compostos formados apenas por carbono e hidrogênio, cuja principal fonte na natureza é o petróleo. Os hidrocarbonetos são um grupo de compostos orgânicos que possui apenas átomos dos elementos carbono e hidrogênio, CxHy.
Hidrocarbonetos são moléculas que contêm apenas carbono (C) e hidrogênio (H) em sua composição. São constituídos de um “esqueleto” de carbono no qual os átomos de hidrogênio se ligam. Constituem esta função os alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cicloalcanos, cicloalcenos, moléculas aromáticas, etc.
Petróleo
São encontrados na natureza no gás natural e no petróleo. São utilizados como combustíveis: gás de cozinha, gasolina, óleo diesel, etc.
A fórmula geral para alcanos é: CnH2n+2. O “n” representa o número de carbonos presentes na cadeia.
A gasolina consiste numa mistura de hidrocarbonetos cuja composição varia segundo o método de obtenção. É constituída na sua maior parte por alcanos contendo 5 a 8 átomos de carbono, contendo também cicloalcanos, hidrocarbonetos aromáticos e, ocasionalmente, alcenos.
Os alcanos são hidrocarbonetos que apresentam apenas ligações simples e cadeias abertas, ou seja, são saturados e acíclicos. ... A fórmula geral dos alcanos é CnH2n+2. Os alcanos são responsáveis por formar o petróleo e o gás natural. Eles também são importantes combustíveis como o gás de cozinha e a gasolina.