O truque é posicionar o ventilador de mesa para o lado da janela, como explicamos no tópico anterior, para que ele jogue o ar quente para fora. Ao mesmo tempo, coloque o ventilador de teto na função exaustor, para que ele puxe o ar quente para cima, em vez de deixá-lo circulando dentro do quarto.
Quando notamos que há uma diminuição da potência de nosso ventilador de teto, em 99,99% dos casos o problema está no capacitor do aparelho. Não existe um tempo determinado para isso. Percebeu que seu ventilador de teto está mais lento e já não venta tanto? Provavelmente, é o capacitor que já atingiu sua vida útil.
O motivo mais comum para a quebra de ventiladores é a queima do fusível. Não é sempre que isso acontece por causa de picos de energia, mas essa costuma ser a razão mais comum e é relativamente fácil de resolver. Desconecte o ventilador da tomada, compre um fusível compatível com seu aparelho e retire a parte traseira.
Quando um ventilador de teto diminui sua velocidade gradativamente é porque pode estar acontecendo duas coisas, ou o capacitor está fraco ou o motor está estragado ou cansado.
A lógica é que os ventiladores podem causar mais esforço sobre o corpo a essa temperatura e acima dela, soprando um ar mais quente do que a pele assim nos aquecendo por convecção.
Os motores de ventiladores de teto usam dois rolamentos para dar partida e mover as hélice. O rolamento de partida tem um capacitor para empurrar a energia elétrica para o motor para iniciar a movimentação das hélices. ... Um capacitor defeituoso pode fazer o motor zumbir, mas não gira as hélices.