Perigos químicos são contaminantes de natureza química, resíduos de produtos químicos ou produtos de sua degradação, toxinas produzidas por microrganismos ou algum componente tóxico ou alergênico natural do alimento, presentes em níveis inaceitáveis nos alimentos. Esses níveis inaceitáveis têm a ver com o risco.
Perigos químicos são substâncias tóxicas que, ao estarem presentes no alimento, podem causar dano ao consumidor. São exemplos de perigos químicos água sanitária, detergente, inseticida, lubrificante e desengordurante.
Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas.
Como exemplo desses seres, podemos citar os fungos e as bactérias....Explicação:
O apodrecimento é causado por fungos e bactérias que se encontram normalmente presentes na superfície do fruto. Eles invadem os tecidos da fruta e decompõem substâncias alo presentes, principalmente açúcares. Os microorganismos decompõem essas substâncias, e daí retiram o alimento necessário a sua sobrevivência.
Porque com o passar do tempo eles se oxidam, em decorrencia do contato com oxigenio(O2) presente na atmosfera,os alimentos em geral acabam estragando principalmete as frutas que geralmente ficam mais expostar ao ar... como a maca que em alguns dias apodrece.
Quando deixamos um alimento aberto ou fora da geladeira por alguns dias, ele estraga. Aparece mofo, bolor e, dependendo da quantidade de tempo, pode aparecer até larvas. O tipo de alimento e também a quantidade de água que tem nele influenciam no desenvolvimento desses organismos.
Resposta: As altas temperaturas e a umidade em excesso estragam os alimentos formando o bolor e causando a degradação. 2) O que leva as frutas a se degradarem?
A decomposição é um processo importante porque permite que os nutrientes retornem ao meio abiótico. ... Ao realizar o processo de decomposição, fungos e bactérias liberam para o ambiente importantes elementos químicos que estavam presentes nos restos dos seres vivos.
Resposta: ao passar do tempo o tomate cria microorganismos e mofo.
"Tomates maduros devem ser armazenados de cabeça para baixo em temperatura ambiente de 2 a 3 dias para preservar a textura e o sabor. Já os verdes devem ser armazenados dentro de uma cesta de madeira ou vime para estimular o amadurecimento", diz. Os muito maduros é que vão para dentro da geladeira.
3 dias
Há quem seja contra o armazenamento de tomates na geladeira, dizendo que isso afeta o sabor deles. ... Colocar o produto na geladeira pode prolongar o frescor dele e inibir a decomposição, mas ao menos para uma fruta (sim, tomate é fruta), há uma consequência para isso: o sabor.
Picado, pode ser mantido refrigerado, mas deve ser consumido o mais rápido possível.
18 Alimentos que podem ficar fora da geladeira
Comuns, doces ou similares, batatas não devem ser colocadas na geladeira porque o amido se transforma em açúcar e muda não só o sabor, mas a cor e a textura. Um local fresco, arejado e escuro é ideal, como um saco de papel aberto dentro da despensa.
Como Armazenar:
Coloque as sobras de batatas fritas em recipiente hermético na geladeira, ela irá durar mais uns cinco dias sem perder suas propriedades. ... Normalmente não precisa adicionar óleo pois a batata está com óleo, mas se quiser coloque apenas um fio de óleo, não precisa ficar submersa!
Ao cozinhar batatas em excesso, você não pode guardá-las por mais de dois dias, pois elas podem estragar na geladeira. As batatas quando cozidas tendem a ficar escuras, passando a apresentar uma cor cinzenta, que é capaz de tirar o apetite de qualquer pessoa ao olhá-la.
Batatas cruas e descascadas podem ser guardadas por até três dias. Elas devem ser colocadas em água com uma colher (chá) de vinagre. Depois, é só tampar e guardar na geladeira.
Por mais gostoso que esteja o purê de batata, às vezes sobra um pouco para o dia seguinte. Ou então talvez você tenha preparado o seu cedo demais e agora precise esperar para comer. De qualquer forma, geralmente as pessoas preferem saboreá-lo quente.
Quando a água começar a ferver, insira uma faca dentro de uma das batatas. Se a faca entrar com facilidade, mas sair sem estar suja, o alimento está no ponto de cozimento correto.
Aperte a batata. Ela deve estar firme para ser consumida. Se estiver mole, jogue fora. Se tiver qualquer cheiro também não deve ser usada.
Mas o segredo para o ponto perfeito das batatas está mesmo no tempo de cozimento. Primeiro, elas devem ir ao fogo médio por aproximadamente 20 minutos, até ficarem “al dente”, ou seja, ainda firmes. “Depois de 10 a 15 minutos cozinhando, enfie um garfo na batata.
Tempo de cozimento das cenouras