O PMRE é a sigla para Prazo Médio de Renovação de Estoques. Ou seja, tempo médio que a empresa estocará suas mercadorias. Sendo na indústria, tempo para produzir e estocagem.
O cálculo do prazo médio de estocagem se dá por: O PME equivale ao estoque médio dividido pelo custo da mercadoria vendida, multiplicando-se o resultado dessa operação por 360. Estoque Médio = diz respeito à média do estoque. Isto é, a soma do estoque inicial com o estoque final, dividido por dois.
O prazo médio dos recebimentos é calculado da seguinte forma: Valor atual das Duplicatas a Receber, dividido pelo valor das Vendas anuais, dividido por 360.
Conforme Assaf Neto e Silva (1995, p. 81), tomando em conta o desembolso total de caixa em um ano e o giro de caixa calculado da forma já explicitada, poderemos calcular o caixa mínimo operacional, como “a razão entre o desembolso de caixa anual previsto e o giro de caixa”.
Representa o valor em dinheiro que a empresa precisa ter disponível para cobrir os custos até que as contas a receber de clientes entrem no caixa. Ou seja, o quanto você precisa ter de reservas de dinheiro para pagar suas contas até receber dos clientes.
Modelo do caixa mínimo operacional O modelo baseia-se no pressuposto básico de que a empresa deve, para saldar suas obrigações no vencimento e aproveitar as oportunidades de investimento, manter um saldo mínimo de caixa.
A fórmula para encontrar o Giro de Caixa é bastante simples: GC = 365/CCC....Calculando o Giro de Caixa
Há uma fórmula simples para calcular o capital de giro: CGL = AC – PC. Em que “AC ” refere-se a ativo circulante (aplicações financeiras, caixa, bancos, contas a receber, dentre outros recursos) e PC corresponde ao passivo circulante (contas a pagar, fornecedores, empréstimos…).
O Giro Caixa Instantâneo Múltiplo é uma linha de crédito destinada a empresas de todos os portes que desejam aumentar seu capital de giro. Com essa opção, você conta com dois limites de crédito na mesma conta corrente: um com valor fixo e outro flutuante, definido de acordo com a carteira de recebíveis da sua empresa.
Por que um ciclo financeiro curto acarreta alto giro de caixa? Porque o giro de caixa é igual a um valor constante (360) dividido pelo ciclo financeiro. Desse modo, quanto menor o divisor – o ciclo financeiro -, maior será o quociente – o giro de caixa.
Faça a sua caderneta render o máximo possível:
O Ciclo Operacional começa com a compra de matéria-prima, passa pela venda do produto e vai até o recebimento relacionado às vendas realizadas. O Ciclo Financeiro corresponde a saída do dinheiro para pagar fornecedores e vai até o momento em que o dinheiro retorna ao caixa da empresa, com lucro.
A necessidade de capital de giro é função do ciclo de caixa da empresa. Quando o ciclo de caixa é longo, a necessidade de capital de giro é maior e vice-versa. Assim, a redução do ciclo de caixa - em resumo, significa receber mais cedo e pagar mais tarde - deve ser uma meta da administração financeira.
O ciclo operacional é o intervalo de tempo compreendido desde a compra das mercadorias ou dos materiais de produção até o recebimento da venda.