Por Que As Florestas Tropicais So As Regies Com Maior Diversidade De Fauna E Flora?

Por que as florestas tropicais so as regies com maior diversidade de fauna e flora

Imagem de stbaumgaertner por Pixabay 

A importância das florestas tropicais encontra-se na sua função de atenuar as mudanças climáticas, armazenando gás carbônico. Além disso, esse domínio fitogeográfico tem a propriedade de “bombear” as águas das chuvas e do subsolo para a atmosfera, em um processo conhecido como evapotranspiração, o qual gera algumas frentes de umidade que se deslocam para outras áreas.

Tipos de florestas

Para não esquecer o valor destes ecossistemas e fazer um chamado à conservação, no ano de 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas criou o Dia internacional das Florestas, comemorado todo ano no dia 21 de março. No entanto, apesar da enorme importância das florestas tropicais, 13 milhões de hectares são desmatados todos os anos (Organização das Nações Unidas - ONU).

Atividades humanas, como desmatamento para exploração ilegal de madeira, abertura de pastagens para pecuária e agricultura, mineração, apropriação de terras, construção de estradas, usinas hidrelétricas e incêndios criminosos, são as principais causas de destruição das florestas tropicais. O desmatamento tem aumentado na maioria dos países de América do Sul, especialmente no Brasil, Colômbia, Bolívia, Peru e Equador.

Desmatamento nas florestas tropicais

<strong>Desmatamento nas florestas tropicais</strong>

Diversidade das florestas tropicais deve ser preservada e Florestas tropicais: um recurso sob ameaça

Dada sua relevância para a cultura, a diversidade biológica e a realidade socioeconômica, a presente edição da Revista Bioika estará dedicada a trazer informação relevante e atual, sobre o papel chave das florestas tropicais e a importância da sua conservação. Queremos que o leitor conheça as principais ameaças que enfrentam esses ecossistemas, e as estratégias e iniciativas planteadas para sua proteção.

Como é a formação das florestas?

Em geral, as florestas são fundamentais para a vida do ser humano. De acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), cerca de 1,6 bilhão de pessoas ganha a vida em alguma atividade ligada às florestas, e aproximadamente 60 milhões de indígenas em todo o mundo dependem exclusivamente delas para sua subsistência, além de serem o habitat de grande parte de animais e plantas.

Entretanto, elas estão sendo cada vez mais ameaçadas. O desmatamento da agricultura, exploração madeireira, mineração, construção de estradas e outras depredações continuam reduzindo a cobertura de florestas tropicais e impulsionando a perda de espécies e as mudanças climáticas. Antigamente, as florestas tropicais ocupavam 12% da superfície terrestre, mas hoje ocupam menos de 6%. Logo, elas exigem e merecem a nossa proteção.

Diante da preocupação em garantir a sobrevivência de toda vida no planeta, inclusive a vida humana, em 2015 a ONU propôs a agenda de desenvolvimento sustentável. Esta agenda traz objetivos que visam preservar a diversidade biológica presente nos diversos ecossistemas da Terra, e grande parte se encontram em florestas tropicais. Os objetivos propostos pela ONU são orientados a diminuição da pobreza, proteção do meio ambiente e desenvolvimento para todos. De fato, 70% das pessoas que moram em regiões de bosque e que vivem na linha da pobreza dependem diretamente dos recursos naturais para sobreviver, seja pela pesca, agricultura ou extrativismo. 

O que são as florestas?

<strong>O que são as florestas?</strong>

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais

As florestas tropicais têm um papel fundamental para a manutenção da vida no planeta, abrigando aproximadamente 50% das espécies de plantas e animais. Elas ajudam na regulação do clima global produzindo uma quantidade significativa de oxigênio e removendo gás carbônico atmosférico. As florestas tropicais também são o lar para muitos grupos de indígenas e comunidades locais, que utilizam seus recursos apenas para subsistência. Além disso, são ainda fonte abundante de recursos fundamentais como água, alimentos, matéria prima para medicamentos, e serviços como recreação, turismo, bem estar, entre outros.

Estudos sugerem que apenas 50 hectares de uma floresta tropical podem conter mais espécies de árvores do que toda a massa de terra da Europa e América do Norte combinados. As florestas da Amazônia abrigam mais de um décimo das 4 mil espécies de anfíbios conhecidas no mundo, 2 mil espécies de bromélias e 837 espécies de palmeiras. 

As florestas tropicais são essenciais para a vida na Terra e precisam ser preservadas

A maior floresta tropical do mundo é a Floresta Amazônica e está localizada na América do Sul. Essa floresta tem área estimada em 6.700.000 km2 (WWF), distribuídos em nove, dos onze países do continente, com maior área de ocupação no Brasil (60%), Peru (13%), Colômbia (8%), Venezuela (6%), Bolívia (6%), Guiana (3%), Equador (2%), Suriname (2%) e Guiana Francesa (1%), respectivamente.

A Bacia Amazônica contém o maior bloco contínuo de florestas tropicais da Terra, abrangendo nove países da América do Sul. Áreas significativas de florestas tropicais também são encontradas nas planícies do Sudeste Asiático e na bacia do Congo, bem como em cordilheiras como os Andes, e em áreas costeiras como na África Oriental. 

Principais características da floresta tropical

Durante muitos anos, imaginou-se que as florestas tropicais eram o “pulmão do mundo” por emitirem as maiores quantidades de oxigênio na atmosfera. Hoje, sabe-se que essa função pertence aos plânctons e algas marinhas, já que nas florestas tropicais o oxigênio produzido é utilizado pelos seres vivos locais e, principalmente, consumido pela decomposição da matéria orgânica gerada pela floresta.

Só o Brasil tem sete vezes mais espécies de peixes do que em toda a Europa. Apesar do seu tamanho relativamente pequeno, a Colômbia é um dos países mais biodiversos do mundo graças às suas florestas. É o lar de 1826 espécies de aves (mais do que qualquer outro país do mundo), 20 até 51 mil espécies de plantas, e 20% das orquídeas do mundo. 

Quer participar da conversa?

Espécies novas para a ciência estão sendo descobertas em florestas tropicais o tempo todo. Em 2014 e 2015, somente na Amazônia, foram catalogadas 381 novas espécies, incluindo 216 plantas, 93 peixes, 32 anfíbios, 19 répteis, 1 ave e 20 mamíferos. No entanto, tão rápido quanto novas espécies são descobertas, elas também estão morrendo. No século passado, as atividades humanas, incluindo o desmatamento e a degradação das florestas tropicais, levaram à extinção de espécies 100 vezes mais rapidamente do que o ritmo natural. 

As florestas tropicais não recobrem extensas áreas sobre o planeta. No entanto, elas abrangem dois terços de toda a biodiversidade do mundo, de forma que todas as medidas de preservação do meio natural da Terra perpassam pela conservação e controle do desmatamento dessas unidades de vegetação. 

Quais são as características da flora do Cerrado?

Flora. A flora do Cerrado é bastante diversificada, apresentando plantas com as mais variadas particularidades. Apesar das diferenças, a maioria das espécies apresenta certas características em comum: árvores de pequeno porte, caule retorcido e casca e folhas grossas.

Como é caracterizada a fauna ea flora da região Caatinga?

A flora da Caatinga tem características peculiares, apresentando uma estrutura resistente e adaptada às condições áridas, por isso são chamadas xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. ... As singularidades da Caatinga resultam em uma fauna diversa composta por mais de 800 espécies animais.

O que tem na Amazônia?

Amazônia é Biodiversidade A maior floresta tropical do mundo é um verdadeiro tesouro em biodiversidade. Uma em cada dez espécies conhecidas vive na Amazônia. ... A região também abriga milhares de espécies de insetos, mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes.

Em quais estados brasileiros se localiza a floresta amazônica?

A floresta Amazônica consiste na maior floresta tropical do mundo. Ela ocupa 42% do território brasileiro, está presente nos estados do Acre, do Amazonas, do Pará, de Rondônia, de Roraima, do Amapá, de Mato Grosso, do Tocantins e do Maranhão.