São animais do cerrado: anta, ariranha, arara, capivara, cascavel, cachorro-do-mato, jiboia, cervo, lontra, macaco-prego, quati, onça-pintada, preá, gambá, tamanduá, tucano, lobo-guará, porco-espinho, seriema, jaguatirica, pica-pau-do-campo, gavião-carijó, gato-maracajá, veado-mateiro, pato-mergulhão, entre outros.
As formações campestres do Cerrado englobam três tipos fitofisionômicos principais: o Campo Sujo, o Campo Limpo e o Campo Rupestre.
· O Cerrado é considerado o “berço das águas”, ao abrigar as nascentes de importantes bacias hidrográficas da América do Sul: Platina, Amazônica e São Francisco. ...
Existe uma importante relação entre o cerrado e as águas do Brasil, pois é esse domínio que abriga as nascentes e reservas de boa parte dos rios do país. ... Como o relevo da sua região é, em maior parte, planáltico e com altitudes relativamente acentuadas, o escoamento dessas águas superficiais é rapidamente realizado.
Hotspots são lugares ricos em biodiversidade, apresentam espécies endêmicas (espécies de plantas ou animais que só ocorrem naquele bioma) e que tem sua manutenção ameaçada. ... O Cerrado, junto com a Mata Atlântica, são as duas áreas consideradas como Hotspots no Brasil./span>
O Cerrado é considerado por muitos como um importante berço das águas do Brasil, tão importante para a disponibilidade dos recursos hídricos no país quanto a Amazônia.
Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o ecossistema brasileiro que mais alterações sofreu com a ocupação humana. Um dos impactos ambientais mais graves na região foi causado por garimpos, que contaminaram os rios com mercúrio e provocaram o assoreamento dos cursos de água (bloqueio por terra).
Os Latossolos sob vegetação de cerrado são ácidos e pobres em nutrientes. Essa acidez (relacionada ao alumínio tóxico) e a escassez de nutrientes estão entre as principais causas do aparecimento do cerrado como vegetação natural, em vez de floresta (Lepsch, 2011).
Os solos do cerrado apresentam fertilidade baixa, alto teor de alumínio e acidez e pH entre 4 a 5. ... O alumínio também causa atraso na germinação de sementes, como a semente de arroz, além de provocar estresse oxidativo nas plantas.
Resposta: A ausência de fertilidade dos solos do Cerrado foi resolvida na agricultura por intermédio da aplicação de técnicas específicas, como a calagem (correção da acidez por meio do calcário), a adubação fosfatada, a adubação potássica e outras./span>