O mecônio aspirado para dentro dos pulmões causa inflamação dos pulmões (pneumonite) e aumenta o risco de infecção pulmonar. O recém-nascido com síndrome de aspiração de mecônio também corre um risco mais elevado de ter hipertensão pulmonar persistente do recém-nascido.
O mecônio é a principal excreção intestinal do recém-nascido. Sobretudo, é composto por células epiteliais, cabelo fetal, muco e bile. Em síntese, a síndrome de aspiração de mecônio é uma dificuldade respiratória em um recém-nascido que inalou (aspirou) mecônio para os pulmões antes ou perto da ocasião do parto.
O exame de cardiotocografia é interpretado por um gráfico que mostra os picos tanto do batimento do feto quanto os movimentos uterinos. Se há uma contração os eletrodos colocados na barriga irão sentir e isso se traduzirá em ondas de sobe e desce no papel.
Por volta do segundo e terceiro trimestres, as mães estão sempre à espera de sentir um pontapé, um movimento...
De início, precisamos falar que o bebê não mexer na barriga não é normal. O natural é que o bebê se movimente e chute por volta do quinto mês de gestação e que esses movimentos se intensifiquem com o passar das semanas, ao contrário do mito popular de que o bebê pare de mexer perto do parto.
Com 23 semanas, que equivalem a 6 meses de gravidez, o bebê é capaz de sentir os movimentos do corpo da mãe e a audição fica aguçada especialmente para sons mais graves. É uma boa fase para ouvir diferentes tipos de músicas e sons para que o bebê se vá habituando cada vez mais aos sons externos.
A barriga baixa na gravidez é mais comum durante o terceiro trimestre, como consequência do aumento do tamanho do bebê.