Usa-se o formato itálico para diferenciar variáveis do texto normal. A unidade de medida de corrente elétrica é o ampère (A). Normalmente se utilizam também múltiplos e submúltiplos da unidade base, que são: - - microampères (µA), miliampères - (mA), kiloampères (kA), entre outras.
Ampère, símbolo da corrente elétrica e sua intensidade, é representado pela letra A. Ohm, responsável pela medida dos resistores, representado pelo símbolo Ω. Volt mede a diferença de potencial entre dois pontos de um circuito, e é representado pela letra V.
Existem dois tipos de corrente elétrica: corrente elétrica contínua e corrente elétrica alternada. Apesar de ambas tratarem-se de uma movimentação de cargas elétricas, são fundamentalmente diferentes.
A corrente elétrica é o fluxo ordenado de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico sólido ou em soluções iônicas. Essa é uma grandeza fundamental em Física, pois, sem corrente elétrica, não seria possível, por exemplo, fazer funcionar qualquer aparelho elétrico ou eletrônico.
Cada componente, como fiação e tomada, tem uma corrente (amperagem) adequada, assim os diversos eletrodomésticos e eletroeletrônicos funcionam em diferentes correntes, em geral de 10 ou 20 ampères (A) que, por sua vez, exigem plugues específicos.