dois anos
Impugnação ao valor da causa na ação de alimentos o valor da causa deve corresponder ao benefício patrimonial perseguido pela parte, que na espécie, representa o valor da pensão que o agravante pretende se exonerar, multiplicado por doze, nos termos do artigo 259, VI do CPC”.
"Para a fixação do quantum alimentar, leva-se em conta a proporcionalidade entre a necessidade do alimentando e a capacidade do alimentante, evidenciando um verdadeiro trinômio norteador do arbitramento da pensão.
“É cediço que a fixação da prestação alimentícia deve respeitar o binômio necessidade/possibilidade. O arbitramento dos alimentos não pode converter-se em gravame insuportável ao alimentante nem mesmo em enriquecimento ilícito do alimentado.
Fixar ALIMENTOS PROVISÓRIOS, na proporção de 30% do salário do requerido, resultando no valor de R$ 366,00 (trezentos e sessenta e seis reais), correspondente a aproximadamente seis salários mínimos, de logo, requerendo, que seja entregue a mãe dos menores, mediante recibo, a ser pago até o dia 10 de cada mês.
Embasamento legal: Art. 4º Ao despachar o pedido, o juiz fixará desde logo alimentos provisórios a serem pagos pelo devedor, salvo se o credor expressamente declarar que deles não necessita.
Alimentos provisórios é uma terminologia utilizada pela Lei de Alimentos (Lei nº 5.
PENSÃO ALIMENTÍCIA PROVISÓRIA FIXADA EM 50% (CINQUENTA POR CENTO DO SALÁRIO-MÍNIMO). ALTERAÇÃO DA SITUAÇÃO ECONÔMICA DO ALIMENTANTE. BINÔMIO NECESSIDADE/POSSIBILIDADE.
Não sei onde você reside, aqui em SP todo esse procedimento costuma demorar um pouquinho (cerca de 2 a 3 meses).
Quando o juiz fixa o valor da pensão alimentícia Assim que a petição inicial (documento que conta o caso e faz os pedidos) é recebida pelo juiz, ele estabelece qual o valor que deve ser pago como “alimentos provisórios” até que seja marcada audiência e chegue-se à definição de um valor definitivo.
ALIMENTOS. Diante disso, a Turma, ao prosseguir o julgamento, entendeu que o valor dos alimentos definitivos é devido desde a citação (art. 13, 2º, da Lei n. 5.
Na decisão liminar em que são fixados os alimentos, o juiz oficia ao órgão pagador dos rendimentos ou salário do réu, mesmo antes de sua citação (LA 5º § 7º). Descabido conceder tratamento diferenciado pelo fato de o réu dispor ou não de vínculo laboral formalizado.
Alimentos definitivos são aqueles fixados por sentença ou por acordo entre as partes, após a sua homologação transitar em julgado. Alimentos definitivos são aqueles fixados por sentença ou por acordo entre as partes, após a sua homologação transitar em julgado (isto é, quando não mais houver recursos cabíveis).
Os alimentos gravídicos são devidos pelo suposto pai, à mulher gestante, bastando a existência de indícios de paternidade para sua fixação. ... A lei informa que os alimentos são automaticamente convertidos em pensão alimentícia em favor do recém-nascido, independentemente de pedido expresso ou de pronunciamento judicial.