O planejamento operacional é um documento que busca viabilizar o alcance das metas e objetivos definidos no planejamento estratégico da organização. Ou seja, é no planejamento operacional que ficarão definidas as tarefas cotidianas e os detalhes das operações da empresa para tornar os objetivos estratégicos possíveis.
Já o planejamento operacional, também conhecido como plano de trabalho, é a parte do planejamento estratégico responsável por mostrar um fluxo de trabalho diário, ou seja, ele transforma as metas e objetivos do planejamento estratégico em tarefas menores e executáveis.
O planejamento operacional é onde se dá a execução do planejamento tático e estratégico, através dos planos de ação ou planos operacionais. É elaborado normalmente pelos níveis operacionais com foco básico nas atividades do dia-a-dia em um período de curto prazo.
Um objectivo é operacional quando indica claramente, em termos de comportamento directamente observável ou mensurável o que o formando deverá ser capaz de fazer no final da formação, em que condições o fará e por que critérios será avaliado.
O planejamento operacional é de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas. ... Por isso, os planejamentos devem envolver todos da empresa e é um incentivo para que as pessoas se comprometam com os resultados.
Os problemas operacionais é fato previsível e evitável, não podendo ser considerado caso fortuito ou de força maior nem ato de terceiro.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Pessoa que analisa ou é versada em análises; analisador, observador.
O perfil analista apresenta características como preocupação e atenção ao detalhe. Porém, muitas vezes podem ser confundidos com pessoas que não tem iniciativa ou de pouca proatividade.
Função: Analista. O analista é responsável pela elicitação das necessidades do cliente, desenvolvimento dos requisitos do produto e elaboração dos modelos conceituais que representam do software a ser desenvolvido (com a visão de negócio).
No cargo de Analista se inicia ganhando R$ 2.
Mas geralmente, para se tornar um profissional para este cargo, é preciso apenas:
Então confira:
Para se tornar um analista administrativo, é recomendado cursar Administração e/ou realizar pós-graduação em áreas correlatas, como Gestão, Recursos Humanos, Relações Empresariais, entre outros.
Para se tornar um analista de sistemas é interessante realizar um curso superior na área de TI, como o próprio curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
O conhecimento que o analista de sistemas precisa ter varia muito de acordo com a área de atuação. ... Ele também deve ter conhecimento sobre interfaces gráficas e saber elaborar projetos na área de banco de dados. Para isso, é bom que entenda sobre algoritmos, estruturas de dados e comandos de entrada e saída.
Grupo: Auxiliar, Assistente e Analista.
O auxiliar fornece suporte para todos na área determinada pelos seus superiores, como também poderá ter um foco apenas em uma determinada atividade, geralmente ele está mais ligado em fornecer suporte ao analista e ao assistente.