EQST

O Que Responsabilidade Administrativa?

O que responsabilidade administrativa? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
  • O que é responsabilidade administrativa?
  • Qual é a Teoria aplicável hoje a responsabilidade civil do Estado?
  • Qual o tipo de responsabilidade civil adotada no Brasil?
  • Qual o conteúdo da teoria da responsabilidade civil objetiva do Estado?
  • Como se configura a responsabilidade civil do Estado no caso de acidente de trânsito tendo em conta a teoria do risco administrativo?
  • Qual a teoria aplicada e qual o tipo de responsabilidade do Estado no caso de omissão?
  • Qual a teoria aplicada e qual o tipo de responsabilidade do Estado nas condutas comissivas de seus agentes?
  • Como a lei se apresenta quanto à responsabilidade civil do usuário de serviços públicos nas permissionárias?
  • Qual é a responsabilidade civil das estatais?
  • Qual espécie de responsabilidade civil é aplicada em cada caso apresentado?
  • O que são concessionários e permissionários?
  • O que é o permissionário?
  • O que significa a palavra permissionário?
  • O que é uma concessionária de serviço público?
  • O que é uma empresa concessionária?
  • O que é uma concessão de serviço público?
  • Quais são os tipos de serviços públicos?
  • São considerados serviços públicos?
  • Quais são os serviços públicos mais usados no país?
  • Quais atividades são consideradas serviços públicos no Brasil?
  • Quem é o titular do serviço público?
  • O que são serviços públicos e privados?
  • Quais serviços públicos são passíveis de concessão?
  • Quais são as espécies de concessões de serviços públicos na legislação atualmente?
  • O que é concessão permissão e autorização de serviços públicos?
  • Quais serviços públicos podem ser delegados?
  • O que é responsabilidade administrativa?

    A responsabilidade administrativa resulta de infração a normas administrativas, sujeitando o infrator a uma sanção de natureza também administrativa; ela se fundamenta na capacidade que as pessoas jurídicas de direito público têm de impor condutas ao administrado – é o poder administrativo, inerente à Administração dos ...

    Qual é a Teoria aplicável hoje a responsabilidade civil do Estado?

    A responsabilidade civil do Estado está inserida na teoria da responsabilidade civil objetiva, e possui por elementos: a conduta estatal, o dano, e o nexo de causalidade entre a conduta e o dano, não há necessidade de comprovação de dolo ou culpa. ... A essa relação a doutrina denomina de nexo de causalidade.

    Qual o tipo de responsabilidade civil adotada no Brasil?

    O Código Civil brasileiro, muito embora tenha adotado a responsabilidade subjetiva como regra geral, trouxe a responsabilidade civil objetiva em determinados casos, com por exemplo no parágrafo único do artigo 927 (onde acolhe expressamente a teoria do risco), art.

    Qual o conteúdo da teoria da responsabilidade civil objetiva do Estado?

    A teoria do risco é a da responsabilidade objetiva. Segundo essa teoria, aquele que, através de sua atividade, cria risco de dano para terceiros deve ser obrigado a repará-lo, ainda que sua atividade e seu comportamento sejam isentos de culpa. ... Não se exige qualquer falta do serviço público, nem culpa de seus agentes.

    Como se configura a responsabilidade civil do Estado no caso de acidente de trânsito tendo em conta a teoria do risco administrativo?

    Carlos Madeira, em que na ação de reparação de danos, decorrentes de acidente com veículos, a responsabilidade civil ao Estado assenta no risco administrativo e independe da prova de culpa (art. 107 da CF), bastando que o lesado, para obter a indenização, demonstre o nexo causal entre o fato e o dano.

    Qual a teoria aplicada e qual o tipo de responsabilidade do Estado no caso de omissão?

    A responsabilidade objetiva do Estado se dará pela presença dos seus pressupostos – o fato administrativo, o dano e o nexo causal. ... Resulta, por conseguinte, que, nas omissões estatais, a teoria da responsabilidade objetiva não tem perfeita aplicabilidade, como ocorre nas condutas comissivas.

    Qual a teoria aplicada e qual o tipo de responsabilidade do Estado nas condutas comissivas de seus agentes?

    Portanto, a responsabilidade do Estado, seja por conduta comissiva, seja por conduta omissiva será sempre decorrente de um ato ilícito. A responsabilidade civil do Estado por conduta omissiva ocorre quando o Estado tinha o dever legal de agir, porém se omitiu, causando dano a alguém.

    Como a lei se apresenta quanto à responsabilidade civil do usuário de serviços públicos nas permissionárias?

    As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

    Qual é a responsabilidade civil das estatais?

    595) a responsabilidade civil do Estado seria “a que impõe à Fazenda Pública a obrigação de compor o dano causado a terceiros por agentes públicos, no desempenho de suas atribuições ou a pretexto de exercê-las. É distinta da responsabilidade contratual e da legal”.

    Qual espécie de responsabilidade civil é aplicada em cada caso apresentado?

    A) Qual espécie de responsabilidade civil é aplicada no 1º caso apresentado? Resposta: RESPONSABILIDADE CIVIL DE RESULTADO.

    O que são concessionários e permissionários?

    As pessoas jurídicas de direito privados, prestadoras de serviços públicos, que são chamadas de concessionárias e permissionárias, recebem do Estado a incumbência da execução de determinados serviços públicos, através de atos e contratos administrativos.

    O que é o permissionário?

    adjetivo Que alcançou ou conseguiu permissão e/ou licença; licenciado.

    O que significa a palavra permissionário?

    Que ou quem obteve licença ou permissão para algo.

    O que é uma concessionária de serviço público?

    A concessão é o acordo de vontades entre a Administração Pública e um particular, pelo qual a primeira transfere ao segundo a execução de um serviço público, para que este o exerça em seu próprio nome e por sua conta e risco, mediante tarifa paga pelo usuário.

    O que é uma empresa concessionária?

    Uma concessionária é uma empresa que pode trabalhar em prestando diversos tipos de serviços em vários ramos. O ponto de convergência entre elas, é o fato de receberam o consentimento (a concessão, como o próprio nome sugere) para realizar esse tipo de serviço.

    O que é uma concessão de serviço público?

    "Concessão de serviço público precedida de obra pública, também denominada concessão de obra pública consiste na construção, conservação, reforma, melhoramento de quaisquer obras de interesse público, delegada pelo poder público, mediante concorrência, a pessoa jurídica ou consórcio de empresas, para realiza-la por sua ...

    Quais são os tipos de serviços públicos?

    São eles:

    • tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis;
    • assistência médica e hospitalar;
    • distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos;
    • funerários;
    • transporte coletivo;
    • captação e tratamento de esgoto e lixo;
    • telecomunicações;

    São considerados serviços públicos?

    Os serviços públicos, são aqueles prestados diretamente à comunidade pela Administração depois de definida a sua essencialidade e necessidade. Assim, pode se dizer que o serviço público corresponde a uma atividade de interesse público que visa atender as necessidades coletivas.

    Quais são os serviços públicos mais usados no país?

    Os serviços públicos mais usados no Brasil são os serviços básicos de educação e saúde, os meios públicos de transporte, os serviços de crédito e os serviços de previdência social.

    Quais atividades são consideradas serviços públicos no Brasil?

    Nesse sentido, são serviços públicos todas as atividades estatais, incluindo aquelas desenvolvidas pelo Poder Judiciário e pelo Poder Legislativo. ... Para o Direito, o sentido estrito de serviço público é que possui mais utilidade, pois corresponde a um determinado conjunto de leis que formam seu regime jurídico.

    Quem é o titular do serviço público?

    A titularidade da prestação de um serviço público sempre será da Administração Pública, somente podendo ser transferido a um particular a execução do serviço público. As regras serão sempre fixadas unilateralmente pela Administração, independentemente de quem esteja executando o serviço público.

    O que são serviços públicos e privados?

    Os bens públicos pertencem a todos, assim como os serviços públicos são financiados por toda a população e prestados pelo Governo para benefício de todos. Os bens privados pertencem a uma pessoa e o serviço privado é aquele prestado por um particular, ou seja, não possui a participação do Governo.

    Quais serviços públicos são passíveis de concessão?

    A respectiva lei define ainda a concessão de serviço público precedida de obra pública que é “a construção, total ou parcial, conservação, reforma, ampliação ou melhoramento de quaisquer obras de interesse público, delegada pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade concorrência, à pessoa jurídica ou ...

    Quais são as espécies de concessões de serviços públicos na legislação atualmente?

    Portanto, existem em nosso ordenamento jurídico duas espécies de concessão: a concessão comum (prevista na Lei n. 8.

    O que é concessão permissão e autorização de serviços públicos?

    A autorização é ato discricionário e precário. A permissão é ato administrativo discricionário e precário. A concessão é contrato administrativo bilateral. ... “A licença é ato administrativo vinculado e definitivo, formalmente disposto em lei própria.

    Quais serviços públicos podem ser delegados?

    Não podem ser delegados a terceiros. Os serviços públicos delegáveis ou impróprios são aqueles que comportam ser executados pelo estado ou por particulares colaboradores. Ex: transporte coletivo, energia elétrica, telefonia, etc.