De acordo com o tamanho da corda, para uma determinada frequência, existe um número finito de harmônicos que podem ser formados. Entre todos eles, o harmônico de menor frequência é o harmônico cujo n = 1, conhecido como harmônico fundamental.
Em um tubo aberto, as frequências naturais de vibração são dadas pela seguinte equação: Para N = 1 temos a frequência fundamental, para N = 2 temos o segundo harmônico, para N = 3 temos o terceiro harmônico, e assim por diante.
Os tubos são classificados como abertos e fechados, sendo os tubos abertos aqueles que têm as duas extremidades abertas (sendo uma delas próxima à embocadura) e os tubos fechados que são os que têm uma extremidade aberta (próxima à embocadura) e outra fechada.
Os tubos sonoros contêm uma coluna de ar que pode executar uma vibração estacionária. Se as duas extremidades do tubo são desobstruídas, ele é denominado tubo aberto; chamamos tubo fechado o tubo que tem uma das extremidades tapada.
Para calcular o comprimento de onda e a frequência de um harmônico N num tubo aberto, utiliza-se as equações: λ = 2L/N e f = Nv/2L, em que N é o número do harmônico desejado. No tubo sonoro fechado, sempre existe formação de ventre em uma extremidade e nó em outra.
Para que você consiga ouvir o som com facilidade coloque na extremidade inferior do tubo um joelho. Sendo assim, cada tubo passa a ter uma extremidade curva, sendo que nessa extremidade também deve ser levado em consideração seu tamanho em relação ao comprimento do tubo.
Resposta. Resposta: a) O assopro faz o ar dentro dos tubos vibrar, e essa vibração produz ondas sonoras. b) Os tubos mais compridos fornecem som mais baixo (mais grave).
Resposta esperada: A coluna de ar que vibra num tubo de maior comprimento abriga um maior comprimento de onda, ou seja, uma menor frequência, por isso um som mais grave quando comparado ao mais curto.
A altura é a qualidade que nos permite diferenciar os sons agudos dos sons graves: o som alto é um som agudo e o som baixo é um som grave. ... O fator que determina a altura do som é a frequência da onda. Sabemos que o ouvido humano é capaz de captar sons na faixa de frequência que vai de 20 Hz a 20000 Hz.
Os sons dos instrumentos de percussão, como o tambor, dependem da vibração da película flexível em que se bate com baquetas ou com as mãos. A pele do tambor é esticada nas bases de uma superfície cilíndrica de madeira ou de metal. As vibrações da pele e do corpo do tambor produzem o som.
Como funciona? Ao ser agitado, o chocalho produz um som que se origina do atrito entre as peças, ou delas com a parede do próprio instrumento.
O triângulo é um instrumento musical idiofone (isso quer dizer que o som é obtido com a vibração do próprio instrumento) de percussão. ... O triângulo é conhecido na Europa desde o século XIV, mas só começou a ser utilizado nas orquestras no século XVIII, pelo músico austríaco Wolfgang Amadeus Mozart.