Os primeiros socorros são procedimentos imediatos e temporários (HAFEN et al., 2002), “utilizados no atendimento a vítimas de acidentes e males súbitos, por pessoa leiga, procurando diminuir o sofrimento e a gravidade das lesões e sequelas”, antes da chegada dos profissionais especializados na área de saúde (SEDREZ; ...
Entender a importância dos primeiros socorros é muito simples: é possível salvar a vida de um ser humano por meio de práticas corretas. ... No entanto, conhecer as primeiras medidas a serem aplicadas na vítima pode evitar que situações se agravem e, até mesmo, salvar uma vida.
O que são primeiros socorros? Como o próprio nome sugere, são os procedimentos de emergência que devem ser aplicados à uma pessoa em perigo de vida, visando manter os sinais vitais e evitando o agravamento, Page 2 até que ela receba assistência definitiva.
“Casos como alergia de um produto, hemorragia, queimadura, estão propícios nessa profissão e, se o esteticista estiver preparado poderá evitar agravamentos. Claro que a primeira ação é pedir socorro, mas enquanto não chega é essencial que ele saiba manter o controle”, afirma.
A biossegurança na estética tem como seu principal fundamento lidar com as ações de prevenção de doenças no ambiente de trabalho e, principalmente em relação aos profissionais da área e aos pacientes.
A contaminação pode ocorrer pela via direta ou indireta, a via direta se baseia na transmissão do agente biológico sem a intermediação de veículos ou vetores. Exemplos: transmissão aérea por bioaerossóis, transmissão por gotículas, contato com a mucosa dos olhos e via cutânea.
Blog Gestão de Estética
Por definição, segundo à própria ANVISA, contaminação cruzada é quando há transferência de agentes patogênicos (contaminantes) de um determinado local, superfície ou alimento para outros alimentos e superfícies, através de utensílios, equipamentos, mãos e outros, contaminando-os assim.
A contaminação cruzada é a transferência de microrganismos patogênicos (ou seja, um microrganismo que pode causar uma doença) de um alimento infectado, para um outro alimento que não esteja contaminado.
A infecção cruzada, por exemplo, é um risco inerente ao negócio, pois é causada pela transferência de microrganismos de um objeto ou pessoa para a outra. As bactérias causadoras de infecções podem existir até em pessoas saudáveis, daí o risco de contaminação.
Olá! As principais formas de contaminação que pode ocorrer numa farmácia são as contaminações químicas devido à exposição a compostos químicos presentes nas medicações e nos produtos de limpeza. Também podem ocorrer contaminações biológicas devido a presença de microrganismos (fungos, bactérias, entre outros).
Ar poluído, água contaminada e utensílios mal higienizados são as principais fontes contaminantes dos alimentos. Os alimentos que consumimos estão sujeitos aos mais variados tipos de contaminação em qualquer estágio da cadeia produtiva.