A Ordem Bipolar foi a divisão política e econômica mundial em duas frentes: a primeira, dos países Ocidentais era regida pelo modelo econômico capitalista, enquanto que a União Soviética era a grande líder do modelo econômico socialista.
As relações de trabalho na globalização expressam-se pela flexibilização, terceirização e crescimento da informalidade. O impacto da terceirização da economia, em resumo, é o aumento da precarização do trabalho. ...
A Globalização dos Mercados. A série de profundas transformações políticas, econômicas e culturais que o mundo vem sofrendo, e que estão ligadas ao aumento das relações e da interdependência entre os países, é conhecida como o fenômeno da “globalização”.
A globalização econômica evidenciou com mais intensidade os novos meca- nismos ideológico-políticos e econômicos utilizados pelo capital para intensificar a produção e, ao mesmo tempo, sufocar a organização dos trabalhadores.
A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.
A globalização econômica – aumento de comércio exterior e redução de tarifas – favorece o crescimento e a diminuição da pobreza.
O avanço do conhecimento em física tem criado oportunidades para o surgimento de novos setores industriais, trazendo verdadeiras revoluções ao mundo dos negócios e da criação de riqueza e empregos.
Resposta. Resposta: Mudou várias coisas, antes o sistema tinha como grande parte dele um sistema baseado na troca, onde os senhores feudais davam parte de sua plantação para os colonos, que cuidavam da mesma e construíam sua moradia no terreno do senhor feudal.
As mais famosas crises do sistema capitalista foram: a depressão de 1929 e a crise de 2008. Enquanto a primeira foi uma crise de superprodução – muitos produtos em estoque e poucos compradores -, a segunda foi uma crise financeira, resultado de um colapso no sistema de especulação nos Estados Unidos.