crossorigin="anonymous">
Diga que não pretende ser fiadora porque é uma responsabilidade que não deseja adquirir, e se a pessoa insistir diga que ha no mercado o seguro fiança e que ela pague por esse produto e fique tranquila.
Um indivíduo que avalisa um empréstimo não será obrigado, por exemplo, a pagar todos os juros, multas e outras taxas que eventualmente poderão ser cobradas por crédito pedido. Já no caso de um fiador, essa pessoa será responsabilizada por todas essas obrigações, caso a dívida não seja paga.
Também não há idade máxima, legalmente falando, para ser fiador de alguém.
Financeira alguma concede crédito dessa forma. E respondendo a sua duvida: com toda a certeza quem está com nome no SPC SERASA não consegue ser fiador visto que nem como pagador ele seria aprovado. Para ser fiador é preciso nome limpo e razoável renda, o que sua mãe não tem.
Para assinar o contrato do FIES o candidato com nome sujo terá, obrigatoriamente, que aderir ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC), também chamado de Fundo Garantidor ? uma espécie de fiador do contrato. E isso só será possível se a faculdade escolhida tiver aderido a essa modalidade.