Portanto, o estigma é a “situa- ção do indivíduo que é inabilitado para a aceitação social plena” e refere-se a “um atributo profun- damente depreciativo” (Goffman, 1982, p. ... É uma visão pejorativa e parcial, que impossibilita a aceitação social do idoso e o marginaliza.
As características, comportamentos, vestimentas e hábitos que definem um grupo social, e que, geralmente, não são as mesmas praticadas e adotadas pela cultura imposta, são chamadas de estigmas sociais. ... O estigma é visto de acordo com a realidade e contexto social da sociedade analisada.
Goffman distingue três tipos de estigma: as deformações físicas (deficiências motoras, auditivas, visuais, desfigurações do rosto, etc.), os desvios de carácter (distúrbios mentais, vícios, toxicodependências, doenças associadas ao comportamento sexual, reclusão prisional, etc.)
Os estigmas seriam as marcas das cinco chagas de Jesus pregado na cruz, e surgem nas mãos e pés, costas (marcas das chibatadas) e cabeça (marca da coroa de espinhos). Somente nos santos, pessoas que procuraram em vida a verdadeira identificação com Cristo, as chagas se manifestariam.
"O primeiro é o 'estigma', essa conotação negativa que a sociedade dá às doenças mentais, talvez muito ligado com o histórico de tratamento manicomial, também uma falta de informação e conhecimento das doenças mentais e uma associação ao afastamento, a sociedade sempre lidou com as doenças mentais como algo a parte, ...