Causa: compressão mecânica e vascular sobre um tecido/órgão. Ex.: atrofia cerebral (hidrocefalia) Cálculos na vesícula (atrofia da parede) Fecaloma no cólon ( dilata e atrofia a parede) em hidronefrose por cálculo ou estenose do ureter Page 11 1-‐ Defina hipotrofia (atrofia) e indique 4 causas patológicas.
Hipertrofia: É o aumento do tamanho das células e, consequentemente, dos órgãos, e de parte do corpo. As células hipertróficas têm aumento na síntese de suas estruturas subcelulares (organelas, citoesqueleto, etc).
substantivo masculino Ato ou efeito de atrofiar, de impedir o crescimento ou o desenvolvimento de; de enfraquecer ou degenerar; atrofia, enfraquecimento: o atrofiamento das pernas. [Figurado] Enfraquecimento de alguma capacidade mental ou moral: atrofiamento intelectual. Etimologia (origem da palavra atrofiamento).
Significado de Atrofiado adjetivo Que contém ou demonstra atrofia; que não conseguiu se desenvolver por completo; atrófico: braços atrofiados. [Figurado] Que foi limitado ou impedido de alcançar seu total desenvolvimento; minguado: ele tem o coração atrofiado.
O atrofiamento da região lombar e dos joelhos deve ser combatido com exercícios de fortalecimento dos músculos paravertebrais e lombares, além de atividades para fortalecer a coxa. “Quando alongamos os músculos também estamos melhorando sua capacidade contátil e fortalecendo-o”, destaca Reichmann.
Agachamento no banco Em pé, de costas para um banco, cadeira ou pilha de steps na altura dos joelhos, incline o tronco ligeiramente à frente, projete os quadris para trás e sente-se no banco. Levante até estender as pernas e repita. Não ajude com as mãos na subida nem na descida. Faça 3 séries de 10 a 15 repetições.