As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e/ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são definidos como “uma síndrome clínica caracterizada por dor crônica, acompanhada ou não de alterações objetivas, que se manifestam principalmente nos músculos, tendões, sinoviais, nervos, fáscias e ligamentos, ...
Relativo aos ossos e aos músculos (ex.: distúrbios osteomusculares).
Sintomas como dor, dormência, formigamento, sensação de pontadas ou agulhadas, diminuição da força, sensação de peso ou cansaço nos membros, inchaço, dificuldade de movimentação, desconforto, entre outros sintomas, podem ser decorrentes de diversas condições não relacionadas as sobrecargas biomecânicas no ambiente de ...
Os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) dizem respeito a uma gama de condições decorrentes da inflamação ou degeneração de tendões, nervos, ligamentos, músculos e estruturas periarticulares em diferentes sítios (dedos, punhos, antebraços e braços, ombros e região cervical) dos membros superiores e ...
Prevenção é importante sempre Ritmos excessivos, postura rígida ou tensa, ausência de pausas, são contribuições para o surgimento das LER/DORT. Para prevenir, o profissional recomenda: – Adequação ergonômica do ambiente de trabalho e atividades do dia a dia. – Intercalar atividades.
Os sintomas mais comuns de uma LER/DORT incluem:
Geralmente, se considera como LER apenas as enfermidades da coluna cervical, cintura escapular e membro superior, onde destacam as doenças tendíneas inflamatórias (tendinite da cabeça longa do bíceps e do supra-espinhoso, epicondilite medial e lateral, tenossinovites do punho e as tenossinovites extenosantes); as ...
De acordo com a diretora, a LER/ Dort engloba cerca de 30 doenças, a exemplo de tendinite, fibromialgia e bursite. “As dores provocadas pelas doenças podem ser incapacitantes, afastando o profissional do trabalho, causando grandes prejuízos sociais e econômicos”, enfatizou.
LER é a sigla para “Lesões por Esforços Repetitivos” e representa um grupo de afecções do sistema musculoesquelético. DORT significa “Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho”.
Profissionais do comércio e serviços são os mais afetados por LER/DORT. As Lesões por Esforço Repetitivo/ Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho, atinge especialmente os membros superiores (dedos, mãos, braços, cotovelos, ombro, etc).
Tratamento de LER e DORT
A medicação ou remédio mais usualmente usados para o tratamento da bursite no ombro são os anti-inflamatórios. Os mais comuns são o ibuprofeno, diclofenac, naproxeno, entre outros. A sua toma tem como objetivo aliviar a dor e diminuir a inflamação sempre presente nestes quadros.
DUOFLAM® Injetável poderá ser usado eficazmente em afecções do pé que sejam suscetíveis aos corticoides. Bursite sob heloma duro poderá ser controlada com duas injeções sucessivas de 0,25 mL cada. Em algumas condições, como hallux rigidus, 5º dedo varo e artrite gotosa aguda, a melhora dos sintomas poderá ser rápida.
Medicamentos anti-inflamatórios, tais como aspirina, ibuprofeno e naproxeno, por exemplo, podem reduzir o inchaço e a inflamação e aliviar qualquer dor associada à bursite do quadril. Mas lembre-se: nunca utilize medicamentos sem orientação de um médico.