Os enxertos ósseos podem ser classificados em autógeno, quando o doador e receptor são o mesmo individuo; homógeno, quando o osso doado é proveniente de indivíduos da mesma espécie, porém diferentes geneticamente; e heterógeno quando doador e receptor não pertencem à mesma espécie.
Quais são os tipos de enxerto de gengiva usados para a retração gengival?
A raspagem subgengival é uma recomendação de limpeza dentária feita pela Associação Americana de Odontologia. O órgão sugere que a higienização da área com placa bacteriana e tártaro melhora gradativamente os tecidos bucais e leva à cicatrização gengival.
A retração gengival tem cura, ou pode ser controlada se for bem tratada quando aparecem os primeiros sintomas. Fazer uma alimentação equilibrada, parar de fumar ou remover piercings que possam estar na origem do problema são medidas fáceis que o podem resolver.
Em relação ao tempo que demora para cicatrizar, após a extração de um dente, este varia, habitualmente, entre 7 a 10 dias, se falarmos apenas da cicatrização ao nível dos tecidos moles. Uma cicatrização completa poderá demorar cerca de dois meses ou mais.