Conclusão: o maior erro de Caim não foi oferecer os frutos da terra, mas sim rejeitar os apelos de arrependimento da parte de Deus, recusar confessar o seu erro mesmo quando diretamente questionado, e finalmente declarar-se em rebelião contra Deus.
Abel haveria se tornado pecuarista. Em determinada ocasião, Caim e Abel apresentaram ofertas a Deus. Caim apresentou alguns frutos do solo e Abel ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho (Gênesis 4:3, 4). A oferta de Abel teria agradado a Deus, enquanto que a de Caim não, caindo-lhe o semblante.
Viu que Caim não o amava de verdade e por isso não aceitou o sacrifício de Caim Também não tomou a vida de Caim alegre e feliz. Caim percebeu isto e ficou bastante zangado com Deus e com Abel. Principalmente com Abel. Ele teve inveja de Abel e pensou que Deus dava preferência para Abel.
A terra de Node ou Nod (Hebraico: אֶרֶץ־נוֹד – ʾereṣ-Nōḏ)) é um lugar mencionado no livro Gênesis, da bíblia hebraica. Localizado "a leste do Éden" (qiḏmaṯ-ʿḖḏen), onde Caim fora exilado por Deus depois de ter matado Abel.
Caim e os descendentes Após ter matado Abel, Caim teria partido para a "terra da Fuga (Nod ou Node), ao leste do Éden", levando consigo a sua esposa, cujo nome não é mencionado na Bíblia. Após o nascimento de seu filho, Henoc (Enoque), Caim empenhou-se em construir uma cidade, dando-lhe o nome do seu filho.
Caim conversa com Kira sobre uma forma de povoar as terras: ele a toma como irmã, para a fúria de Renah, e logo têm o primeiro filho, Enoque.
Tubalcaim