crossorigin="anonymous">
Posso fazer cardio e musculação no mesmo dia? Normalmente a orientação é alternar os treinos – um dia o cardio, no outro treinamento de força, ou vice-versa. Mas não há razão para que você não faça os dois no mesmo treino; ou divida em duas sessões no mesmo dia.
Para conciliar os dois treinamentos, o profissional de Educação Física recomenda praticá-los em dias alternados ou horários diferentes. Os aeróbios devem ser realizados de duas a três vezes por semana, com pouca intensidade, para não atrapalhar o processo de hipertrofia.
Você pode fazer aeróbico e musculação no mesmo dia? As orientações tradicionais de exercícios sugerem que as pessoas alternem seus exercícios – cardio um dia, musculação no próximo, ou vice-versa.
Como a atividade física proporciona um aumento no gasto calórico tanto durante o exercício quanto nas horas seguintes ao treino --pois o organismo precisa de muita energia para recuperar os danos causados pelo esforço --, três a sete dias de atividade por semana podem ajudar a conseguir bons resultados na balança.
Segundo o professor Lucas, a principal diferença entre os dois treinos é que cada um promove uma resposta diferente. "A musculação estimula o aumento dos músculos gerando fortalecimento e o aeróbio o aumento da capacidade respiratória dos músculos (VO2max). Ou seja, quando se faz musculação, há ganho de massa magra.
Faça o aeróbico antes da musculação. Por que? “Se o seu objetivo é perder gordura, comece pelos exercícios cardiorrespiratórios. ... Mas se depois da atividade aeróbica for levantar peso, entenda que terá menos força e a musculação deverá ser mais leve (cargas mais leves ou menos repetições) a fim de evitar lesões.
Mito. A musculação, assim como o exercício aeróbico, é capaz de acelerar o metabolismo. Dependendo do treino, você queima mais gordura e aumenta a taxa de metabolismo basal, que é o gasto calórico que o nosso corpo tem para manter todos nossos órgãos funcionando.
Dicas. O exercício cardiovascular, naturalmente, gerará mais gasto energético, que pode vir dos músculos. Para o aluno que treina há bastante tempo e que está em busca de hipertrofia muscular, a recomendação é dar um intervalo de 6 a 24 horas entre as duas modalidades.
Qual é a melhor forma de cardio tradicional ? Existem inúmeras maneiras para realizar um treino de cardio comum. Porém uma análise de vários estudos sobre o tema (8), mais uma vez, mostrou que a bicicleta ergométrica sai ganhando sendo a modalidade que mais minimiza a perda de massa muscular.
O especialista também recomenda que os treinos de cardio na hipertrofia sejam realizados com cargas condizentes : “Um condicionamento cardiorrespiratório favorável contribui no desempenho da hipertrofia, mas o aluno deve concentrar cargas superiores na musculação e treinos mais leves de aeróbios, para que, assim, ...
Frequência incorreta de treino Manter o ritmo de treino é outro fator que pode influenciar os resultados da hipertrofia. Se o intervalo entre as sessões for muito curto, pode-se gerar fadiga em excesso, o que leva, muitas vezes, ao aparecimento de lesões.
É verdade que a genética exerce papel fundamental na construção da musculatura – algumas mulheres têm mais facilidade por causa dos genes, dos tipos de fibra e até pela quantidade de testosterona no corpo. Só que, em muitos casos, o que atrapalha o ganho de massa magra é, exatamente, o próprio treino.