As brisas marítimas são correntes de ar que surgem em regiões litorâneas e possuem dois sentidos possíveis: do mar para a areia (durante o dia) e da areia para o mar (durante a noite).
Como ocorre a brisa terrestre? A radiação emitida pelo Sol permite que ocorra um aumento na temperatura da água e da areia diariamente. ... Durante o dia, a areia se aquece mais rapidamente que a água, o que cria um ambiente de baixa pressão acima da plataforma continental.
Como as massas de terra são aquecidas pelo sol mais rapidamente do que o oceano, o ar em cima delas ascende e cria uma baixa de pressão no solo que atrai o ar mais fresco do mar: o que se chama uma brisa marítima.
A brisa marítima é uma resposta às variações verticais do aquecimento da superfície. A brisa marítima é uma corrente formada por ventos diurnos que sopram do oceano em direção ao continente. ... Assim, toda a energia emitida pelo Sol é dispersada para as camadas mais profundas do oceano, dificultando seu aquecimento.
Resposta: Do mar para a terra durante a noite. Explicação: ... De noite, como o oceano arrefece mais lentamente, a brisa sopra de terra, na direção oposta, mas é geralmente mais fraca porque a diferença de temperaturas é menor.
Corrente de Convecção Podemos encontrar, em nossa vida diária, várias situações em que as correntes de convecção desempenham um papel importante. A formação de ventos, a circulação de ar no interior da geladeira e condicionadores de ar e outros.
Tipos de Propagação de Calor Condução Térmica: A energia calorífica é transmitida por meio de corpos sólidos que aquecem, seja pelo calor do fogo, ou pelo contato com outro mais quente. Assim, quando aquecemos um corpo sólido, a energia cinética aumenta e consequentemente, a agitação das moléculas.
A irradiação é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante. Enquanto a condução e a convecção ocorrem somente em meios materiais, a irradiação ocorre também no vácuo.