Como surgiu o ar-condicionado? Em 1902, o engenheiro norte-americano Eillis Carrier criou um processo mecânico para ar-condicionado. ... Com isso, Carrier inventou um sistema para controlar a umidade do ar e, principalmente, a temperatura do ambiente.
Muito utilizado em dias de calor intenso, tanto em veículos automotivos quanto em residências e lojas comerciais, o aparelho de ar condicionado refrigera o ar do ambiente, deixando-o mais agradável e melhorando o bem estar das pessoas que o freqüentam.
Toda sujeira acumulada no filtro ou na serpentina de seu ar-condicionado pode resultar no congelamento. Tudo porque a sujeira dificulta a circulação do ar para o ambiente, deixando o ar gelado dentro do aparelho. Em muitos, quando isso acontece o ar-condicionado do modelo janela acaba congelando a serpentina.
O compressor impulsiona o fluido, forçando sua passagem num estreitamento da tubulação, no qual ele se vaporiza e se expande. Agora com sua temperatura reduzida, esse gás circula em uma serpentina dentro da câmara no congelador, descendo para a câmara principal do refrigerador.
Um termostato em temperatura muito baixa quando há pouca coisa armazenada no refrigerador pode congelar o que está dentro dela, principalmente nas prateleiras superiores. Pode ser também que o termostato esteja com defeito, já que ele controla quando o motor da geladeira para de gelar.
O que causa a formação de gelo? Nas geladeiras mais antigas, era normal que no congelador se acumulasse uma camada bastante grossa de gelo. E no freezer acontece o mesmo processo podendo haver uma formação de gelo nas paredes e na parte superior do produto, por conta da circulação de ar dentro dele.
Dentro da geladeira, existem duas partes fundamentais: o compressor, que suga o líquido e transfere-o sob pressão de uma câmara para outra. o condensador, que é a serpentina que fica trás da geladeira, onde o vapor comprimido pelo compressor se liquefaz e libera calor para o ambiente.
A serpentina Split é que fica localizada na parte interna do aparelho refrigerador ou aquecedor, e a externa por sua vez, como o nome é autoexplicativo, fica localizada na parte externa do ambiente climatizado. A serpentina tem papel fundamental na troca de calor que ocorre entro dos aparelhos refrigeradores.
Remova as prateleiras e peças destacáveis, lave-as em água corrente com uma esponja macia e sabão ou detergente neutro. No interior da geladeira, passe a esponja umedecida com água morna e detergente neutro. Enxágue com um pano úmido até tirar todo o sabão e em seguida seque com um pano seco e limpo.
Para as geladeiras modelo Frost Free, Weridiana explica que não há necessidade de limpeza do congelador, pois o gelo é seco e normalmente tem uma camada bem fina, o que evita acúmulo de gelo e sujeira.
Evite usar produtos de limpeza com cheiros fortes ou produtos químicos em geral. Faça uma solução de bicarbonato de sódio (1 colher de sopa) diluído em 2 litros de água morna. Use uma esponja macia ou pano limpo para molhar nessa mistura e ir passando por toda a geladeira.
Misture meia xícara de vinagre branco com 1 xícara de água morna. Não se esqueça de usar o vinagre branco de álcool, os outros tipos são mais de uso culinário. Depois de fazer a mistura, coloque-a dentro de um borrifador. Borrife por todo o interior da geladeira, não esquecendo nenhum canto ou superfície.
O processo é bem simples: limpe com uma esponja ou pano umedecido em água morna e detergente ou sabão neutro. Depois, enxágue bem e seque com um pano limpo e seco. Depois de secar as prateleiras e gavetas e devolvê-las à geladeira, coloque todos os itens recém-limpos de volta na geladeira em suas respectivas áreas.