Se você procura um exercício que queime muitas calorias, esse é o ideal! Em um treino de trinta minutos no simulador de escada você pode queimar cerca de 400 calorias. Em uma caminhada na esteira ou na bicicleta, você queimaria cerca de 200 calorias, ou seja, a metade do simulador de escada e no mesmo tempo.
Além de poder emagrecer, é possível sentir uma série de benefícios em todo o corpo ao realizar esse exercício. Os níveis de colesterol ruim no sangue tendem a diminuir cada vez mais, o que é ótimo para evitar problemas cardiovasculares mais sérios. É possível até mesmo evitar a diabetes e alguns tipos de câncer.
Subir escadas aumenta a força dos músculos da perna, coxa e quadril, ao mesmo tempo que tonifica os músculos abdominais. Pode ajudar também a aumentar a massa muscular na parte inferior do corpo.
"O movimento contínuo requer preparo físico e muscular. Apesar das pessoas conhecerem o exercício, pouca gente pratica subida de escada no dia a dia, por isso, o treino na máquina acaba sendo puxado. Porém, a atividade é capaz de eliminar até 400 calorias em 30 minutos", explica ela.
Especialistas garantem que basta subir três lances de escada por dia, com cerca de 20 degraus cada, para deixar para trás a turma dos sedentários e se beneficiar com a lista interminável de ganhos proporcionados pelas atividades físicas.
R$ 5.
Suba dois ou três degraus, dependendo da escada e da sua altura, e abaixe o corpo flexionando os joelhos a 90 graus. Puxe a perna de trás e repita o movimento. Ele pode ser feito por tempo ou por repetições, tudo depende do condicionamento físico de cada praticante.
O transport aumenta a resistência e a capacidade cardiovascular. O exercício aeróbio, ou cardio, é uma parte fundamental de uma rotina de treinos equilibrada. Quando você faz exercícios aeróbios, coração e pulmões precisam trabalhar mais para fornecer aos músculos mais sangue e oxigênio.
A chave do emagrecimento está em pôr intensidade no treino. Para isso, você pode aumentar a velocidade ou a carga usada nos aparelhos e seguir uma sequência intervalada, como 10 x (1 minuto forte + 1 minuto fraco) ou 5 x (4 minutos fortes + 3 minutos fracos).
Fique com o corpo ereto. Não se incline na direção das barras; isso até facilita o treino, mas o deixa menos eficaz. Endireite a postura para trabalhar o abdômen e os músculos do núcleo do corpo no elíptico. Tente não descansar todo o seu peso nas barras.
Outro aparelho comum em locais públicos é o esqui, que trabalha braços e pernas. Sustentar por alguns segundos após o movimento serve para alongar a panturrilha.
Aparelhos disponíveis Melhora principalmente a resistência muscular, trabalhando com braços, pernas, ombros e tronco (músculos superiores e inferiores). É bastante completo, pois mescla em um único aparelho diversos movimentos.
Um simulador é uma ótima opção para quem quer ter a praticidade de não sair de casa para fazer exercícios. E mais ainda para quem não quer perder tempo no trânsito. Por conta de exercitar os músculos das pernas e movimentar levemente os braços e costas o aparelho fortalece o corpo.
Ajuda a emagrecer Com o simulador de caminhada individual e treinando por cerca de 45 minutos, você pode perder até 500 calorias. Porém, isso vai depender da intensidade e periodicidade dos treinos.
Como o próprio nome diz, o princípio de funcionamento do simulador de caminhada é imitar os movimentos de uma caminhada normal, ou seja, você sobe no aparelho e segura nas manoplas (hastes) movimentando os braços e as pernas para frente e para trás, alternadamente.
O aparelho elíptico queima quase a mesma quantidade de calorias que a esteira, mas nele a sensação de esforço é menor e as articulações são poupadas. Nele, pode-se queimar de 200 a 400 calorias por hora e o condicionamento físico atingido é praticamente o mesmo que na esteira.
- Uma caminhada de 60 min a 7,4km/h gasta 270 calorias; - Uma corrida de 30 min a 9,6km/h gasta 270 calorias; - Uma corrida de 30 min a 10,7km/h gasta 300 calorias. Ou seja, 60 minutos de caminhada (a 7,4km/h) ou 30 minutos de corrida (a 9,6 km/h) queimam a mesma quantidade de calorias.
Além disso, correr na esteira por 30 minutos, 3 a 4 vezes por semana, melhora os hábitos de sono, aumenta os níveis de energia e previne contra problemas cardiovasculares, como pressão alta ou infarto, já que é capaz de promover a diminuição dos níveis de colesterol no sangue e a pressão arterial.
Uma vantagem da caminhada na esteira é que a maioria dos equipamentos permite que você controle batimentos cardíacos, perda de calorias, velocidade, distância e tempo. ... Para os especialistas, o uso excessivo e a repetição sem variações da caminhada na esteira podem até aumentar a incidência de lesões.
Quer emagrecer, mas não gosta de frequentar academia? Então caminhe! Um estudo da Escola de Economia de Londres, no Reino Unido, apontou que caminhar de forma acelerada pelo menos 30 minutos por dia é mais eficaz na perda de peso do que malhar ou praticar outros esportes.
A conclusão de um estudo da Universidade de Maastricht, na Holanda, promete animar aqueles que vão à academia sem vontade alguma. Longos períodos de caminhada suave são mais benéficos do que treino de alta intensidade por uma hora.
"O treino na esteira é mais importante para um sedentário e um iniciante. É o mais indicado também para quem está com sobrepeso. ... O impacto de correr na rua é maior, logo se você treinar muito na esteira, quando for para a rua, pode estranhar essa característica, além de estar mais propenso a se lesionar".
10 dicas para correr na esteira com segurança