À medida que o número atômico aumenta (da esquerda para a direita) em um mesmo período, o raio atômico diminui. Isto acontece porque, à medida que aumenta o número de prótons (carga nuclear), aumenta também a atração sobre os elétrons. Assim, diminui-se o tamanho dos átomos.
120 pm
170 pm
Hoje, o mercado de crédito de carbono movimenta grandes economias do mundo todo, todas elas participando com o objetivo de diminuir ou compensar suas emissões de acordo com as definições do Protocolo de Kyoto, cujo objetivo final é o corte absoluto das emissões no mundo.
Possível aumento dos níveis de emissão de gases poluentes por parte dos países que compram créditos de carbono. Redução da emissão de gases de efeito estufa, reduzindo o aquecimento global e estabilizando o efeito estufa.
Resposta: Créditos de Carbono são certificados que autorizam o direito de poluir. O princípio é simples. As agências de proteção ambiental reguladoras emitem certificados autorizando emissões de toneladas de dióxido de enxofre, monóxido de carbono e outros gases poluentes.
R$ 2.
O Protocolo de Quioto criou o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que prevê a redução certificada das emissões. Uma vez conquistada essa certificação, quem promove a redução da emissão de gases poluentes tem direito a créditos de carbono e pode comercializá-los com os países que têm metas a cumprir.