E destro convexa significa dizer que a escoliose tem a sua convexidade apontada para o lado direito. Geralmente o tratamento envolve alongamento da porção côncava e fortalecimento da porção convexa.
Existem muitas causas de escoliose, incluindo deformidades congênitas da coluna (aquelas presentes no nascimento, ou herdadas ou causadas pelo ambiente), problemas genéticos, problemas neuromusculares e desigualdade de comprimento dos membros.
A dor nas costas (lombalgia) é um dos sintomas mais relacionados à escoliose degenerativa. A curvatura da coluna causa desconforto constante por ter alterado toda a anatomia das articulações e dos músculos.
Como alguns casos influenciam no tratamento, existem diversas opções que ajudam na correção da coluna. Eles são: Colete e fortalecimento: esse tratamento é indicado para o paciente que está com uma escoliose idiopática....Como tratar escoliose?
Como tratar a escoliose
O tratamento com colete para evitar a progressão da escoliose geralmente se indica quando você tem:
Quem tem escoliose pode engravidar? A escoliose atrapalha a gravidez? A gravidez e o parto são praticamente iguais em mulheres com escoliose leve e em mulheres que não sofrem dessa condição. O peso extra não aumenta a curvatura, desde que ela não esteja mais progredindo.
A lordose tem cura e pode ser tratada de acordo com a gravidade da lesão. Cabe ressaltar que não são todos os casos que precisam de cuidados — apenas quando a curvatura é rígida. No geral, o tratamento pode incluir medicação, exercícios, fisioterapia, uso de cinta e cirurgia.
A hiperlordose de causa postural pode ser corrigida com exercícios posturais, de resistência, e técnicas manipulativas, alcançando ótimos resultados, no entanto, quando existem síndromes presentes ou alterações graves como distrofia muscular pode ser necessário realizar cirurgia na coluna.
A escoliose é a curvatura anormal da coluna vertebral no plano coronal (lateral). A escoliose de entre 10° e 20° é chamada leve. Menos do que 10° é variação postural. Lordose ou a hiperlordose é o encurvamento excessivo da parte inferior da coluna, e é muitas vezes associada à escoliose ou cifose.
Na lordose, a curva está presente nas áreas lombar e cervical da coluna e avança para frente do corpo, na direção do abdômen ou da garganta. Já a escoliose é considerada um desvio patológico da coluna para os lados (direito ou esquerdo), correlacionado com a rotação dos corpos vertebrais na parte convexa da curva.
A escoliose é um encurtamento da coluna causado por uma curvatura lateral. Normalmente, a coluna vertebral é reta e alinhada. Quando o paciente tem escoliose, a coluna acaba fazendo uma curva para um dos lados, em forma de “C” ou “S”, que pode causar problemas ao paciente.
Normalmente, quem possui lordose pode parecer excessivamente curvado nas costas, com as nádegas proeminentes parecendo estar empinadas ou com a cabeça projetada para a frente.
Como identificar a lordose
O tratamento para este tipo de alteração deve ser feito com exercícios corretivos, realizados na fisioterapia. Podem ser utilizados diversos métodos de tratamento, de acordo com a necessidade de cada pessoas, como o método Pilates ou a RPG - reeducação postural global, por exemplo.