A desidratação intermolecular de álcoois é quando a reação ocorre entre moléculas, ocorrendo a perda de uma molécula de água para cada duas moléculas de álcool.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) “Intra” significa “dentro”, portanto, a desidratação intramolecular dos álcoois ocorre quando há a saída de uma molécula de água de “dentro” da própria molécula de álcool. Nesse caso, o produto orgânico formado será um alceno.
As reações de desidratação intermolecular em alcoóis são fenômenos químicos nos quais ocorre a formação de um alceno ou um éter a partir da eliminação de uma molécula de água.
Apesar desse grande interesse pelas peças decorativas oxidadas os artesãos começaram a oferecer uma solução que agradou e muito aos amantes do Cobre. Hoje grande parte das peças podem ser obtidas com uma camada de verniz o que impede esse processo de oxidação, mantendo a cor da peça por muitos anos.
A proteção contra a corrosão do ferro pode ser feita por utilização de ferro inoxidável no lugar do ferro metálico, por pinturas protetoras, como a de zarcão ou de estanho, e por meio de metais de sacrifício, que é a técnica utilizada na galvanoplastia, em que há proteção catódica.
2) Que tipo de proteção contra a corrosão ocorre quando se utiliza zinco como forma de revestimento de estruturas de ferro? Como ela funciona? Este tipo de proteção é chamado proteção catódica. O zinco, por ter potencial de oxidação maior que o do ferro, tornar-se-á o ânodo da pilha, e o ferro, o cátodo.
Quais os cuidados que o engenheiro deve ter na escolha da proteção do metal, quando esse será usado em meio que esta sujeito a corrosão eletroquímica? Usar materiais com taxas de oxidação próximas. Usar grande área anódica.