Resposta. Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade. É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. ... A sociologia estuda as relações de formalidade presentes na vida e nas sociedades.
adjetivo Sociável; que prefere estar na companhia de outras pessoas. Que diz respeito à sociedade e aos cidadãos que dela fazem parte: política social. Formal; em que há solenidade: traje social. Relacionado com uma empresa ou instituição comercial que se constitui por duas ou várias pessoas: razão social.
É comum ter dúvidas sobre a sociedade em que vivemos, desta forma a Sociologia tem o objetivo de responder essas questões e ensinar o funcionamento das interações pessoais. ... Ela avalia a interação entre os indivíduos e seus desdobramentos na formação de grupos, associações e instituições.
“Essa primeira fase é caracteriza-se pela busca da cientificização das explicações sobre a natureza e a sociedade”, estando o pensamento social sobre forte influência do iluminismo, positivismo e evolucionismo e a presença de vários especialistas autodidatas e a implantação do ensino de Sociologia em cursos não ...
A Sociologia surgiu a partir de uma série de fatores que tornou a política, a economia e a sociedade do século XVIII e XIX mais complexa. A Sociologia surgiu na primeira metade do século XIX, a partir das ideias do filósofo francês Auguste Comte.
A capacidade do homem em mudar o que era fruto da ação dos próprios homens contribuiu para o surgimento da Sociologia. Essa ideia inspirou a Revolução Americana em 1776 e a Revolução Francesa em 1789.
A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.
Na verdade, a Primeira Revolução Industrial (surgiu no século XVIII) é considerada como o principal fator que contribuiu para o surgimento da Sociologia, que nasceu no século XIX. Desta forma, a Sociologia passou a estudar e interpretar as mudanças que estavam ocorrendo na sociedade.
A revolução industrial mudou profundamente a figura do mundo, provocando a substituição das oficinas artesanais pelas fábricas e transferindo o centro dos negócios da agricultura para a indústria. O período da industrialização foi fundamental para o aparecimento da teoria administrativa.