Quando se fala em consciência fonológica, se está falando em um conjunto que envolve: a consciência do som da palavra, de partes iguais das palavras (rima e aliteração), da segmentação da palavra em partes, de consciência silábica e finalmente de consciência fonêmica.
Consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua. É a capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som. Além disso, é quando sabemos que existem também termos grandes e pequenos; e que há frases (e uma segmentação nessas orações).
Consciência fonológica é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas. ... Esta habilidade se desenvolve gradualmente à medida que a criança experiência processos em que a rima é evidenciada e se observa partes das palavras dividindo em fonemas.
3) Sobre a consciência fonológica é correto afirmar que ela envolve o reconhecimento pela criança de que as palavras são formadas por diferentes sons, que podem ou não ser manipulados, abrangendo não só a capacidade de reflexão, mas também a de oração com fonemas, sílabas, rimas e aliterações.
As atividades que estimulam a consciência fonológica
Para trabalhar a aliteração, que é definida como a repetição de fonemas consonantais, você pode começar falando palavras com a letra A como abacaxi, abacate, amor e amizade. É necessário enfatizar o som ao falar essas palavras destacando suas sílabas, por exemplo a-bacaxi.
A rota fonológica é a responsável pela leitura de uma palavra mesmo que ela seja desconhecida para o leitor. Ou seja, é a rota responsável pela decodificação grafema/fonema. Isso significa que mesmo que o leitor não saiba o significado da palavra, ele irá conseguir ler devido aos seus conhecimentos fonológicos.
No modelo proposto por Ellis13, a rota chamada lexical é a leitura via significado, em que ocorre a mediação da representação semântica. A pessoa que utiliza essa rota tem pouca dificuldade em pronunciar palavras familiares, porém apresenta dificuldades com palavras não-familiares e pseudopalavras.
Processamento Léxico e fonológico – modelo cognitivo de “dupla rota” ... Diferentemente, na rota lexical as palavras são identificadas conforme o reconhecimento de sua ortografia e também associados com outras palavras que tenham ortografias semelhantes, bem como o acesso imediato ao seu significado semântico.
Processamento léxico-semântico : relações com reconhecimento visual de palavras e compreensão de leitura textual.
A prova de evocação lexical livre é uma ferramenta que possui alto valor na prática psicolinguística, neurolinguística e neuropsicológica. Tradicionalmente, é utilizado para determinar a fluidez verbal de sujeitos normais ou com lesão cerebral.
Endofórica – relaciona termos dentro do texto. Se divide em anafórica e catafórica. Anafórica – faz referência a algo já dito anteriormente no texto. ... Catafórica – faz referência a algo que ainda será dito no texto.
Resposta. A coesão referencial é aquela que cria um sistema de relações entre as palavras e expressões de um texto, permitindo ao leitor identificar os termos a que se referem. O termo referente é aquele que indica a entidade ou situação a que o falante se refere. Exemplo: O cachorro latiu.