Resposta. Resposta : a) Para ser um composto do tipo cis é preciso indicar átomos iguais de um mesmo lado em relação aos carbonos da dupla. Para ser um composto do tipo trans é preciso indicar que os átomos estão em posições transversais ou opostas em relação aos carbonos da dupla.
O ácido lático recebe o nome D e a sua imagem especular (imagem do espelho) o nome L. Substâncias que desviam a luz polarizada para a direita chamam-se dextrógira (do latim dexter, direito) e substâncias que desviam a luz polarizada para a esquerda chamam-se levógira (do latim laevus, esquerda).
Dextrogiro: Isômero óptico ativo que desvia a luz polarizada para a direita; Levogiro: Isômero óptico ativo que desvia a luz polarizada para a esquerda.
O requisito básico para um composto possuir isômero óptico é possuir ao menos um carbono quiral conferindo assimetria à molécula. ... Mas primeiramente, devemos definir o que é um carbono quiral. O carbono é um elemento tetravalente, ou seja, precisa realizar quatro ligações para se estabilizar.
Na isomeria de posição, os isômeros pertencem à mesma função e têm o mesmo tipo de cadeia, mas apresentam diferença na posição da função, da insaturação ou da ramificação.
e) Apenas I, II e III. 35 (UFG-GO) Quando se considera 1-buteno e 2-buteno, pode-se afirmar que: (01) 1-buteno admite isômeros funcionais. (02) 2-buteno admite isômeros geométricos. (04) 1-buteno admite isômeros geométricos.
Entre os alcanos acima, o mais simples (com o menor número de carbonos) e que apresenta isomeria óptica (que possui um carbono quiral, ou seja, carbono ligado a quatro ligantes diferentes) é o 3 – metil – hexano.
Isomeria é o fenômeno que ocorre em certos compostos, com a mesma fórmula molecular, existem em diferentes formas,com propriedades diferentes, devido às suas diferentes organizações de átomos.