Um texto argumentativo tem como objetivo convencer alguém das nossas ideias. ... É constituído por um primeiro parágrafo curto, que deixe a ideia no ar, depois o desenvolvimento deve referir a opinião da pessoa que o escreve, com argumentos convincentes e verdadeiros, e com exemplos claros.
Separe os argumentos por parágrafo, deixando o texto mais organizado e ágil para a leitura. Por fim, na conclusão, articule o raciocínio com as ideias apresentadas na introdução, reforçando o seu ponto de vista, comprovando a coesão textual.
Argumentação
Todo argumento precisa ter um embasamento, ou seja, não se deve propor qualquer afirmação sem ter como base estudos ou informações oficiais; O mesmo serve para os exemplos. Eles devem correspondem à realidade, mesmo quando forem fictícios (não escreva nada fantasioso).
Existem três etapas para um argumento: instalações, inferência, e conclusão. Uma ou mais proposições serão necessárias para o argumento continuar. Eles devem ser explícitos.
Conheça 9 truques infalíveis para ganhar uma discussão:
Argumentação por fatos Essa técnica utiliza fatos realmente acontecidos à argumentação. Esses fatos servem como provas e temos como exemplo as amostras e as degustações. ... Pesquisas, dados e gráficos também são outros exemplos que podem servir como argumentação em uma discussão.
Não é preciso inventar números, basta estudar e analisar a situação com atenção para chegar aos argumentos mais assertivos. Use o bom senso e nunca use argumentos exclusivos como verdades. Os discursos racistas, religiosos, homofóbicos, xenófobos ou de gênero são rasos e demonstram falta de empatia.
O sofismo ou sofisma é uma estrutura de pensamento que foge às regras da lógica. Nesse sentido, ele conduz a conclusões falsas. ... Por outro lado, a pessoa que constrói um sofisma tem a intenção de conduzir o interlocutor à conclusão falsa que sua argumentação produz e assim conquistar adeptos à ideia que defende.
verbo transitivo direto Ocultar a verdade sobre algo através de argumentos falsos: sofismava a Constituição. ... verbo intransitivo Sofisticar; usar sofismas ou pensar por meio deles; usar um raciocínio com o intuito de induzir em erro: nunca afirmava nada, vivia sofismando.