ausência de som tornou-se reconhecida no século XX como um elemento da música. ... Cage, portanto, dava grande importância ao silêncio na música. Até 1951, ele via o silêncio como algo que existe de fato. Porém, ao mesmo tempo, seu estudo do Zen Budismo mostrava-lhe a necessidade de ir além dos pares de opostos.
John Cage foi uma referência na música, defendendo uma performance colaborativa por parte da audiência e defendendo o indeterminismo quanto à composição e quanto à interpretação. Explorou o silêncio, elevou o ruído ao estatuto de música integrando sons considerados como tal. Foi um dos precursores do happening.
Ele compôs a música aleatória e eletroacústica que continham elementos até então, considerados não convencionais, sendo o principal personagem da vanguarda artística de seu tempo. Ele é um artista com várias caracterísitcas que podem classificar a sua obra como algo que renovou a história da música em vários sentidos.
Constructions (1939, 1940, 1941) foram três trabalhos para percussão, em que são utilizados objetos como latas de metal ou peças de automóvel. Em 1938, inovou ao colocar vários objetos como parafusos e borrachas entre as cordas do piano para modificar os sons do instrumento e assim sugerir uma orquestra de percussão.
violão
Neste artigo contamos alguns fatos interessantes e curiosos da biografia dos compositores clássicos mais famosos do mundo.
Anton Walter Smetak (Zurique, Suíça 1913 - Salvador, Bahia, 1984). Compositor, professor, violoncelista, artista plástico. ... Entre 1937 e 1939 participa da orquestra da Rádio Sociedade Gaúcha e do Trio Schubert, além de lecionar violoncelo no Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul.
As obras de Walter Smetak ficaram conhecidas como obras do Mago do som. Esse artista criou mais de 150 instrumentos musicais utilizando materiais como cabaças e pedaços de outros instrumentos.
O projeto 'Tropicália' foi concebido pela Fundação Cultural (Funceb). “As obras de Smetak têm caráter inovador e criativo, nos materiais e técnicas. Ele influenciou a música brasileira, principalmente o tropicalismo, nos anos 60”, diz a museóloga do Ferrão, Jorma Souza.
Foi na Bahia que Walter Smetak iniciou as pesquisas microtonais inspiradas pela Eubiose e começou a construir instrumentos musicais com materiais inusitados, como tubos de PVC, cabaças e isopor. Criou cerca de 150 instrumentos, conhecidos como “plásticas-sonoras”.
Violoncelista, compositor, escritor, escultor e inventor de instrumentos musicais, Smetak lecionou na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia e influenciou toda uma geração de músicos brasileiros, dentre os quais Tom Zé, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Marco Antônio Guimarães.
Influenciado por estudos de teosofia, pela contracultura e pela arte concretista, propôs o conceito das Plásticas Sonoras: instrumentos feitos com materiais nada convencionais – cabaças, cordas, tubos de PVC, latas – que uniram o ofício das artes plásticas ao da música, dando a essa experiência uma dimensão que vai ...
Resposta: Música e escultura. Explicação: Na obra há presença de instrumentos musicais, como exemplo a guitarra e os tambores, além de poesia concreta em conjunto das artes plásticas.
Raduan Nassar (Pindorama, 27 de novembro de 1935) é um escritor brasileiro galardoado com o Prêmio Camões em 2016.
Existem duas hipóteses etimológicas para a palavra "Pindorama": viria do tupi pindó-rama ou pindó-retama, "terra/lugar/região das palmeiras"; viria da junção do tupi pin'dob ("palmeira") com "-orama" ("espetáculo"), significando, portanto, "espetáculo das palmeiras".
Segundo Teodoro Sampaio, autor de “O tupi na geografia nacional”, a origem de Pindorama é o tupi pindó-rama, redução de pindó-retama, isto é, “região (ou país) das palmeiras”.
Piratininga é topônimo indígena que significa “pixe seco”ou peixe a secar, após a cheia do rio. Até meados do século XIX, a região era dominada pelos índios caiagangues, que repeliam com violência os homens brancos que tetavam a colonização.
Um nome que chama a atenção é "Vermelho como uma brasa". Para quem não sabe, é o nome do Brasil. Ele se refere à cor vermelha de uma madeira usada para tingir tecidos que os portugueses encontraram no país - o pau-brasil. Sua origem é a palavra celta "barkino" e que em espanhol passou a ser barcino, e depois Brasil.