No comportamento respondente (de Pavlov), a um estímulo segue-se uma resposta. No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante.
O Comportamento Respondente é um tipo de interação em que a resposta é emanada imediatamente após a apresentação do estímulo. Ivan Pavlov descreveu a obtenção do comportamento respondente condicionado como sendo formado por estímulos pareados que têm certa resposta.
No condicionamento reflexo, ou respondente, temos a associação de um estímulo originariamente neutro a um estímulo que provoca espontaneamente uma reação específica no indivíduo. Assim, após algum tempo, o estímulo anteriormente neutro passa a provocar no indivíduo a mesma reação do estímulo incondicionado.
O comportamento operante caracteriza-se por ser um comportamento voluntário. Exemplos: andar, correr, pular, escrever, etc. Ele não é produto de um estímulo que o antecede, mas é seguido de conseqüências.
Condicionamento clássico - Informa que o estímulo neutro pode ser transformado em um estímulo condicionado, produzindo uma resposta condicionada. O condicionamento operante – envolve condicionamento de comportamento voluntário, controlável através das suas consequências – reforços e punições.
Para lhe ajudar nessa tarefa, separamos 8 tipos de exercício para melhorar seu condicionamento físico de uma vez por todas!
Os exemplos deste tipo de ginástica são: pilates, yoga, a dança, massagem biodinâmica, etc. Os outros benefícios proporcionados por esta prática estão em ajudar a evitar doenças, assim como melhorar a postura e o bem-estar.
O cálculo do Teste de Condicionamento Físico baseia-se na frequência cardíaca em repouso, na variabilidade da frequência cardíaca e em seus dados pessoais: sexo, idade, altura, peso e autoavaliação do seu nível de atividade física, denominado histórico de treino.
O condicionamento físico é uma capacidade que qualquer pessoa com treinos específicos pode conquistar. O condicionamento tem vários componentes e vários exercícios que podem ajudar na potência, força, velocidade, equilíbrio, agilidade, coordenação motora, e resistência.
10 dicas para melhorar o condicionamento físico
Como desenvolver condicionamento físico agora? Em seus estudos, a Organização Mundial de Saúde recomenda que, para ter condicionamento físico, um adulto deve praticar: 150 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada por semana; Atividade de fortalecimento muscular ao menos três vezes na semana.
Praticar atividades físicas melhora o seu condicionamento físico e ainda proporciona benefícios, como melhora da autoestima, melhora do ânimo, melhora da respiração, condicionamento cardiovascular e, até mesmo, melhora do sistema imunológico!
Os exercícios aumentam o gasto de energia e estimulam a queima de gorduras localizadas. Após a atividade, o corpo ainda continua queimando calorias, devido à aceleração do metabolismo e do aumento da circulação sanguínea, respiração e atividade muscular.
A frequência cardíaca aumenta, isto é, há mais batidas do coração por minuto pois o mesmo está bombeando maior quantidade de sangue para o corpo; Logo, a oxigenação também aumenta, para suprir a necessidade dos músculos que estão em intensa atividade.
Conforme nos exercitamos, o coração começa a bombear mais sangue oxigenado para os músculos. Aí, a frequência cardíaca aumenta — o coração bate mais vezes por segundo para garantir a distribuição de oxigênio por todo o corpo. Os vasos sanguíneos se alargam, facilitando a passagem do sangue.
Acelera o metabolismo De acordo com o fisiologista Raul Santo, da Unifesp, o tecido muscular continua gastando energia mesmo quando estamos parados. O mesmo não acontece com o tecido adiposo. "Praticar musculação aumenta o tamanho dos músculos e diminui e quantidade de gordura do corpo.
Após o exercício, o corpo libera endorfina, substância que provoca a sensação de bem-estar e ajuda a relaxar. 10. Músculos: a corrida ajuda a melhorar a resistência muscular e também queima a gordura dos tecidos musculares, deixando-os mais fortes e definidos.
Ao realizar a mesma atividade todo dia, você pode aumentar o risco de uma lesão de esforço, envolvendo muitas vezes os mesmos músculos e articulações. ... Por isso, o importante é seguir um programa de treinamento e procurar um profissional de Educação Física.
É claro que a corrida tem muitos benefícios para a saúde do corpo e da mente. Porém, será que correr diariamente é seguro para todas as pessoas? A resposta é não. Estudos mostram que fazer o exercício todos os dias pode ser um caminho rápido para o burnout, o overtraining e as lesões.