Cavitação: é o nome que se dá ao fenômeno de vaporização de um líquido pela redução da pressão, durante seu movimento a uma temperatura constante. ... Então ocorrerá uma vaporização local do fluido, formando bolhas de vapor. A este fenômeno costuma-se dar o nome de cavitação (formação de cavidades dentro da massa líquida).
A cavitação impede o movimento da água devido a formação de bolhas de ar (embolia), mas o condutos do xilema são interconectados por aberturas (pontoações) em suas paredes secundárias espessas, e isso permite que a água desvie do vaso bloqueado, minimizando o problema.
A cavitação, um defeito muito comum em plantas industriais, trata-se da formação de bolhas de ar durante o transporte de líquidos em bombas.
A água é transportada pela planta da raiz até as folhas por meio do xilema, um tecido condutor. A água entra no corpo da planta pelas células da raiz até atingir o xilema, que transporta a substância para todo o corpo do vegetal.
A camada limítrofe consiste de ar relativamente parado junto a superfície foliar. Após a difusão pela camada limítrofe, o segundo tipo de resistência é a estomática. Como o ar ao redor da folha raramente está completamente parado, a resistência da camada limítrofe é muito menor que a resistência estomática.
A abertura e o fechamento do estômato são determinados por mudanças na células-guardas. A abertura acontece quando essas células tornam-se mais túrgidas, já o fechamento ocorre quando se tornam mais flácidas e murchas. Esse mecanismo de turgescência acontece graças a um movimento osmótico.
A água extraída do solo pelas plantas é evaporada pelas folhas em proporção à demanda evaporativa da atmosfera. ... Na segunda, a extensão da extração de água pela cultura determina a produtividade possível em uma situação de água limitante às plantas.
Os seres vivos de uma comunidade biológica, ou seja, os fatores bióticos podem ser considerados em dois grupos: os organismos autótrofos e os organismos heterótrofos. Todos os seres vivos de uma comunidade biológica interagem entre si e também com os fatores não vivos do ambiente, que são chamados de fatores abióticos.