A escala de pH varia de 0 a 14, onde quanto mais próximo do 14 mais básico o meio é, enquanto que quanto mais perto do 0 mais ácido ele é. ... Quando pegamos um ácido e diluímos ele (da maneira correta e apropriada) a tendência é que ele se aproxime da neutralidade (pH=7).
Se aumenta a concentração de H+ numa solução, aumenta-se o seu caráter ácido, pois é o H+ o responsável pelo grau de acidez na ionização de um ácido em solução aquosa. Diminuindo a concentração de H+ torna-se a solução mais básica, ou seja, diminui o seu pH.
O valor do pH de uma substância é diretamente relacionado pela relação das concentrações de íons de hidrogênio [H+] e de íons de hidroxila [OH-]. ... A concentração de íons de hidrogênio em uma solução é muito importante para as coisas vivas.
Medir o pH é de extrema importância e corrigir seu valor determina diretamente a qualidade da água e do solo e, naturalmente, a produtividade de culturas que os utilizem.
Existem uma grande importância dos pHs nos alimentos, pois para haver uma boa digestão alimentícia e um bom aproveitamento dos nutrientes e vitaminas o pH deve ser ácido, além da preservação do alimento, já que dependendo do nível de acidez pode-se propiciar uma maior o menor atividade bacteriana, de fungos ou bolores ...
Na indústria alimentar, o pH é usado principalmente para governar o exame e as reacções químicas exigidos para produzir o alimento e impedir o crescimento dos micróbios patogénicos. Isto está exemplificado ao produzir a leiteria e bebidas alcoólicas enquanto envolve a fermentação.
Como deve ser o pH da água na industria? O pH deve ser próximo da neutralidade ou levemente alcalino (pH 7,0-7,4), é isenta de bactérias, destituída de impurezas e não é extremamente dura.
Para medirmos o pH de uma substância com precisão, utilizamos o peagâmetro, constituído basicamente por um eletrodo e um potenciômetro. O potenciômetro é utilizado na calibração do aparelho com soluções de referência - a medida do pH é feita com a imersão do eletrodo na solução a ser analisada.