Qualquer tipo de prejuízo: 2 prejuízo, mal, perda, infortúnio, desgraça, fracasso, desvantagem, detrimento, malefício, malfeitoria, malfeito, perdição, descalabro, perniciosidade, malignidade, nocividade, dispêndio, estropício. Ofensa moral: 3 ofensa, insulto, injúria, afronta, ultraje, humilhação, provocação, agravo.
4 sinônimos de inofensivo para 1 sentido da palavra inofensivo: Que não faz mal: 1 abnóxio, inocente, inócuo, inóxio.
adjetivo Que ocasiona prejuízo; que faz mal; que é nocivo: o tabaco é prejudicial à saúde. Que provoca danos financeiros; lesivo: a falta de organização é prejudicial aos estabelecimentos.
Que não é malicioso: 3 virtuoso, cândido, santo, casto, imaculado, puro, virginal. Que é ingênuo: 4 ingênuo, ignorante, simplório, singelo.
31 sinônimos de cerrar para 6 sentidos da palavra cerrar: Fechar: 1 apertar, bloquear, cercar, fechar, juntar, unir, vedar.
Mas o significado é bem diferente da palavra serrar – e não tão usual. O verbo cerrar, original do latim serare, refere-se ao ato de fechar, encerrar ou terminar algo. Veja alguns exemplos: Ela cerrou os olhos quando sua mãe abriu a cortina pela manhã.
14 sinônimos de contente para 1 sentido da palavra contente: Alegre: 1 prazeroso, festivo, jubiloso, prazenteiro, jovial, bem-aventurado, alegre, feliz, animado, radiante, realizado, risonho, satisfeito, venturoso.
Submeter a um interrogatório: 2 inquirir, ouvir, arguir, indiciar. Investigar ou pesquisar: 3 investigar, pesquisar, informar-se, perscrutar, sindicar, procurar, espionar, bisbilhotar, fuçar.
6 sinônimos de rezando para 1 sentido da palavra rezando: Celebrando missa: 1 dizendo, realizando, celebrando, orando, cantando, entoando.
3 acólito, adjunto, adjutor, ajudante, assessor, auxiliador, auxiliante, auxiliar, coadjutor.
Interroga vem do verbo interrogar. O mesmo que: pergunta, demanda, inquire.
Significado de Filosofando O mesmo que: meditando, analisando, raciocinando.
Quando você fizer certos tipos de perguntas, como quando você está tentando obter detalhes sobre uma situação ou pegar alguém em mentira, use linguagem descritiva. Use palavras como "diga", "descreva" ou "Mostre" para fazer a pessoa contar uma história e dar detalhes específicos.
A técnica de 9 passos de interrogatório consiste em realizar uma entrevista inicial para se tentar definir a culpa ou inocência do indivíduo. Nesse momento, o investigador tenta criar uma ligação com o suspeito, puxando conversas descontraídas com o objetivo de construir um ambiente livre de intimidação.
Investigação Criminal: 6 técnicas que você pode aprender assistindo “CSI”
Interrogatório: é ato processual, no qual o juiz ouve o acusado, perguntando acerca dos fatos que lhe são imputados, dando a este último oportunidade para que, se quiser, deles defenda, pois, optando pelo silêncio, o réu estará assegurado constitucionalmente, não sendo tomado como prova.
Portanto, pode haver interrogatório (em sentido amplo) não apenas realizado pelo juiz, mas igualmente pelo Ministério Público, pela polícia e pelas comissões parlamentares de inquérito (CPIs). A essas formas de interrogatório aplicam-se, no que couberem, as normas dos citados dispositivos do CPP.
Dentro do desenvolvimento do processo o interrogatório do réu ocorrerá, como regra, ao final da instrução, ou seja, após ouvir todos participantes (peritos, vitima, testemunhas, etc) então, o juiz ouvirá o réu.
É o ato onde o acusado terá a oportunidade de se defender e, eventualmente, contra-argumentar as acusações que foram feitas a ele.
Mas e a audiência mesmo, como ela funciona? Então, se for no rito comum, a vítima será ouvida, fará o reconhecimento do acusado, se necessário, sendo que a acusação faz as perguntas, depois a defesa e, por fim, o juiz, caso ainda tenha alguma dúvida.
Pode ser realizada pelas instituições da rede de promoção e proteção, formada por profissionais da educação e da saúde, conselhos tutelares, serviços de assistência social, entre outros. O depoimento especial é a oitiva da vítima, criança ou adolescente, perante a autoridade policial ou judiciária.
Oitiva, em Direito Processual, refere-se ao ato de ouvir as testemunhas ou as partes de um processo judicial. Comumente utilizada no meio jurídico, a palavra foi popularizada recentemente graças às diversas Comissões Parlamentares de Inquérito, instaladas em decorrência das denúncias envolvendo diversos governos.
AGRAVO EM EXECUÇÃO - REGRESSÃO - OITIVA DO SENTENCIADO - ARTIGO 118 , § 2º DA LEP - Desnecessidade: Tendo o sentenciado cometido falta grave, a prévia oitiva do sentenciado perante a autoridade administrativa é suficiente para que o Juiz de Direito da Vara das Execuções Criminais decida sobre eventual regressão e ...
Faz parte das atribuições do Delegado de Polícia instaurar um inquérito policial e nele serão realizados todos os procedimentos legais para a investigação de um caso. Sendo assim, a oitiva das partes também integra as investigações.
substantivo feminino Ação ou efeito de ouvir aquilo que está sendo dito sobre uma coisa em específico; audição. O assunto transmitido por ouvir (alguém) dizer: soube daquele assunto de oitiva. Etimologia (origem da palavra oitiva). Forma Alt. de auditiva.
A diligência é um instrumento muito utilizado pela Administração que tem como objetivo principal apoiar o esclarecimento de dúvidas relacionadas às propostas e/ou documentação apresentada pelos licitantes, complementar instruções presentes no processo e, até mesmo, buscar respostas e integrações convenientes.