Geralmente, a tenossinovite é mais frequente após uma lesão junto do tendão e, por isso, é uma lesão relativamente comum em atletas ou pessoas que fazem muitos movimentos repetitivos, como carpinteiros ou dentistas, por exemplo, mas também pode acontecer por infecções ou por complicação de outras doenças degenerativas, ...
CID10 - M75 - Lesões do Ombro.
A síndrome do manguito rotador, também conhecida como síndrome do impacto do ombro, ocorre quando há uma lesão nas estruturas que ajudam a estabilizar esta região, causando sintomas como dor no ombro, além de dificuldade ou fraqueza para levantar o braço, e pode ser causada tanto por uma tendinite como pela ruptura ...
O tratamento da síndrome do manguito rotador é conservador, com medicação e fisioterapia, e às vezes infiltração com antiinflamatório hormonal (corticoides), exceto nos casos mais avançados, em que há ruptura tendinosa, ou quando o tratamento clinico não obtém resultado satisfatório.
É um espectro de afecções que envolvem a articulação do ombro, como tendinites, bursites, rupturas de tendão e síndrome do impacto. As causas de dor podem ser por lesões por uso repetitivo, lesões esportivas e também por degeneração e desuso secundária ao envelhecimento.
A lesão do manguito rotador inclui tendinite e rompimentos parciais ou totais; bursite subacromial pode resultar de tendinite. Os sintomas são dor na região do ombro e, com rompimento grave, fraqueza. O diagnóstico é feito através do exame e, às vezes, testes diagnósticos.
A rotura do tendão do ombro provoca uma dor súbita e intensa na parte súbita e intensa na parte superior do braço, sendo, por vezes, audível um estalido. Pode formar-se um hematoma na região superior do braço estendendo-se para o cotovelo.
A ruptura do tendão inicia um processo inflamatório, causando edema na região, vermelhidão e presença de calor. Também é possível que nas rupturas totais o tendão se instale em uma região não comum, formando saliências no braço ou até no cotovelo.
O tratamento pode variar de acordo com cada caso, compondo-se de medicação, fisioterapia, infiltrações e, em casos mais graves, cirurgia. Confira mais detalhes sobre ruptura ou lesão do manguito rotador.